A Secretaria Municipal de Saúde lança nesta sexta-feira (19), a campanha de combate a dengue 2009, com o objetivo de intensificar ainda mais o combate e controle da dengue no município. O lançamento, que acontece às 10h, na Praça José Bonifácio, levará informação à população através de exposição sobre o ciclo de vida do mosquito e também os métodos alternativos de controle. Objetivo também é alertar sobre o período de chuvas, onde aumenta a infestação do Aedes aegypti e, conseqüentemente, o número de casos da doença. O tema para 2009 é “Plante essa idéia – Tratando a dengue em pratos limpos e secos”. De acordo com a coordenação do Centro de Controle de Zoonoses, o tema da campanha deve-se ao fato constatado por nossa equipe de que mais de 40% do número de criadouros existentes nas residências de Piracicaba é de pratos para vasos de plantas. AÇÕES DE COMBATE O departamento de Vigilância Epidemiológica Municipal registrou no ano passado, 5.674 casos confirmados de dengue em Piracicaba. Essa situação alarmante da epidemia provocada pela Aedes aegypti, levou a equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) a montar nova estratégia de ação. Com a elaboração do Plano Municipal de Combate a Dengue (PMDC) o número de casos em 2008 despencou de cinco mil para 52 no município (de janeiro a novembro), uma queda de mais de 100 vezes de um ano para outro. Para que o trabalho tivesse efeito positivo o CCZ realizou mapeamento estratificado de todos os bairros para saber onde a situação era crítica e onde o risco de dengue era menor, levando em consideração uma série histórica de dez anos de infestação na cidade e cruzando dados sobre as características de cada bairro. A equipe também usou o Índice de Desenvolvimento Humano, a renda per capta, o grau de escolaridade dos moradores, a existência de áreas verdes, terrenos baldios, além de pontos estratégicos, como borracharias e desmanches de carros. Com as informações, foram articulados arrastões e monitoramento por armadilhas, para identificar a chegada do mosquito além, de uma equipe exclusiva para ações imediatas em casos de criadouros específicos. A força-tarefa se estendeu às escolas, igrejas, imobiliárias e indústrias. O sucesso da campanha, que iniciou em outubro de 2007, levou Piracicaba a tornar-se referência no Estado, sendo citada inclusive pela Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) como exemplo a seguir. PREVENÇÃO A Secretaria da Saúde continua pedindo a colaboração da população para prevenir e combater o mosquito da dengue. Atitudes simples podem ajudar muito, como: · Tampar caixas d água, cisternas, tambores e outros depósitos de água · Cobrir ou furar pneus · Retirar ou colocar areia nos pratos dos vasos · Colocar lixo em sacos plásticos ou latas fechadas · Esvaziar e virar garrafas, latas e recipientes, com abertura para baixo. O Aedes aegypti é muito parecido com pernilongo comum, mas é menor. Tem o corpo escuro e as pernas e patas rajadas de branco. Ele prefere recipientes pequenos, que acumulem pouca água, como por exemplo, uma tampinha de garrafa. A postura dos ovos é feita em água limpa e parada. A dengue é transmitida pela picada da fêmea.