Homem de chapeu de palha joga materiais inservíveis em cima de caminhão. Ele está com camiseta amarela por baixo e por cima camiseta marrom, escrito Arrastão Dengue e em baixo o brasão da prefeitura de Piracicaba.
Arrastão da dengue será neste sábado, das 8h às 14h, na região da Pauliceia

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, segue com as ações de Mutirões e Arrastões contra a dengue na cidade neste sábado, 14/12, nos corredores comerciais e na região da Pauliceia, respectivamente. A ação é coordenada pelas equipes do PMCA (Programa Municipal de Combate ao Aedes) e tem apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttarn) e Guarda Civil Municipal.

Homem com máscara no rosto faz nebulização em terreno com mato alto e fechado por muto com tijolinhos a vista.
Equipes da prefeitura, por meio do PMCA, fazem ações de nebulização de rotina pela cidade para controle de mosquitos próximos as residências

As ações nos corredores comerciais seguem até janeiro de 2025, sempre aos sábados, das 8h às 12h, sendo uma atividade de informação e conscientização sobre o mosquito Aedes aegypti em locais de elevada circulação de pessoas, inclusive com apoio de carro de som. Amanhã, 14/12, os agentes passarão pelas avenidas Rio das Pedras e Dois Córregos. No primeiro Mutirão realizado na semana passada, dia 07/12, a intervenção passou pela rua Benjamin Constant, no Centro, e foi até a avenida Raposo Tavares. A partir de janeiro de 2025, os mutirões nas residências serão retomados, também aos sábados.

Agente de zoonoses, com camisa azul, blusa branc a e calça marrom, revira quintal de residência com muro de tijolinhos a vista, tendo ao lado pia de cozinha branca no chão em meio a fios,
Mutirão da dengue nos corredores comerciais seguem até o mês de janeiro de 2025

A agenda dos Mutirões continua: dia 21/12, nas avenidas Manoel Conceição e Rui Barbosa, região da Vila Rezende; dia 28/12, a ação será na rua do Rosário, saindo da Praça Tibiriçá, no Centro, seguindo até a Praça Takaki; dia 04/01/25, a ação estará na avenida Carlos Botelho; e no dia 11/01/25, a ação vai passar pela rua Governador Pedro de Toledo até a Prudente de Moraes, com ponto de encontro na rua Riachuelo.

Também nesta data, porém das 8h às 14h, acontece o Arrastão da Dengue, onde a equipe do PMCA percorrerá os bairros Pauliceia, Chácara Floresta, Vila Pauliceia, Jardim Paulista I e II, tendo como ponto de encontro o ginásio de esportes da Pauliceia, próximo Escola Estadual Dario Brasil. A programação está sujeita a alterações.

Duas agentes de zoonoses sendo uma com viseira e bolsa azul marinho e a outra com chapeu e bolsa vermelha, visitam casa com frente de tijolinhos a vista.
PMCA já organizou equipes e retoma os mutirões da dengue nas residências da cidade a partir de janeiro de 2025

ALERTA – Sebastião Amaral de Campos, o Tom, Ecólogo e coordenador PMCA, explica que especialistas em climatologia alertam que até o final de 2025 ainda ocorrerão períodos de muitas chuvas e calor na região Sudeste, porém, esta condição não deva trazer o número elevado de casos de dengue que ocorreram neste ano. “O ano de 2024 foi muito atípico, bem diferente de anos anteriores. O advento El Niño foi o principal catalisador da grande epidemia, trazendo muito calor e chuvas intensas com um número absurdo de quase seis milhões de casos e quase quatro mil óbitos em todo o país”, aponta Tom.

Além do clima desfavorável, conforme explica o coordenador do PMCA, também houve o aparecimento dos sorotipos 3 e 4 do vírus da dengue novamente em alguns estados ao longo de 2024, que são considerados mais graves. “Felizmente, em Piracicaba, tivemos a incidência dos sorotipos 1 e 2, porém estamos próximos dos 30 mil casos positivos e registramos 16 óbitos, números que nunca tínhamos visto antes. Acredito que para 2025, por estarmos vivenciando agora o fenômeno La Niña, onde as temperaturas são mais amenas, teremos números menores que em 2024. Assim esperamos”, completou Tom.

APOIO DA POPULAÇÃO – O coordenador de PMCA também reforçou que existe o “problema cultural” – não só em Piracicaba, mas em todo o país – onde parte da população ainda não se conscientizou ou não mudou de postura quanto ao combate ao mosquito da dengue. “Todos sabemos que o mosquito está dentro de nossas casas, porque é onde ele encontra água, abrigo e alimento, muitas vezes em abundância. Portanto, é necessária a retirada dos criadouros o mais rápido possível pela população, evitando a contaminação pelo vírus. A Prefeitura sozinha não vai conseguir dar conta e a participação e colaboração da população nesta batalha é fundamental para acabarmos, juntos, com a dengue”.

Coordenador do PMCA, Sebastião Amaral Campos, o Tom, de camisa branca detalhes verde e de óculos, gesticula com a mão esquerda aberta.
Sebastião Amaral Campos, o Tom, coordenador do PMCA, pede o apoio da população no combate ao mosquito Aedes, Transmissor da dengue

AÇÕES DE ROTINA – A Secretaria de Saúde, por meio do Centro de Controle do Zoonoses (CCZ), reforça que os agentes do PMCA seguem com seu trabalho preventivo, ou seja, o ano todo. Eles visitam todos os imóveis do município, orientando, retirando criadouros e, quando necessário, colocando larvicida em possíveis criadouros, além da realização de mutirões e arrastões de combate à dengue. Também visitam constantemente pontos estratégicos nos bairros onde há mais risco para a doença, imóveis especiais (como escolas e creches), imóveis fechados (sem moradores) e nos que estão em obras. Todas as semanas, os agentes executam as entradas forçadas em imóveis (quando o proprietário não é localizado). Em todos os casos, quando encontradas irregularidades é feita a notificação e auto de infração (multa).

Para denunciar imóveis abandonados ou locais que tenham possíveis criadouros da dengue bastar registrar solicitação no SIP 156 e outras orientações no PMCA pelo telefone (19) 3427-3351.

VACINAÇÃO – A aplicação da vacina contra a dengue em crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 14 anos segue em Piracicaba. Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identificação com foto, Cartão Pira Cidadão ou Cartão Nacional do SUS. A imunização acontece em todas as unidades de saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, nas UBSs das 8h às 15h (exceto UBS Paulista – antigo Crab) e USFs (Unidades de Saúde da Família), das 8h às 16h. A imunização é composta por duas doses, ou seja, uma agora e outra com um intervalo de três meses.

DADOS – De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), de 01/01 a 13/12 de 2024 – em dados provisórios – foram 64.927 notificações para a dengue com 29.431 casos positivos e 16 óbitos. Em dados consolidados, no mesmo período de 2023, foram 14.958 notificações, 3.007 casos confirmados e três óbitos. Em 2022, foram 8.497 notificações, 1.443 confirmações e um óbito.

PREVENÇÃO – Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são:

– Utilizar repelente, principalmente em lugares fechados;

– Eliminar focos de água parada;

– Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda;

– Guardar garrafas com a boca virada para baixo;

– Limpar sempre as calhas dos canos;

– Não jogar lixo em terrenos baldios;

– Colocar o lixo sempre em sacos fechados;

– Manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro;

– Não deixar acumular água em pneus;

– Furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumular água;

– Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;

– Em caso de suspeita da doença, entrar em contato imediatamente com a unidade de saúde mais próxima da residência e jamais utilizar medicação por conta própria.