A imagem mostra uma pessoa segurando um folheto informativo sobre a prevenção da dengue. O folheto é um gibi que explica quem cria o mosquito e como evitar a proliferação dele. As instruções incluem usar uniforme e crachá, eliminar criadouros, manter recipientes tampados e descartar recicláveis em sacos fechados e em local coberto. O folheto também fornece um número de telefone para mais informações.
Panfletos educativos serão entregues à população

Com o início do período chuvoso, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, retoma as ações de Mutirões contra a dengue a partir de amanhã, 07/12, nos corredores comerciais da cidade. A ação é encabeçada pelas equipes do PMCA (Programa Municipal de Combate ao Aedes) e tem apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttarn) e Guarda Civil Municipal. A primeira intervenção será no trajeto da rua Benjamin Constant, no Centro, até a avenida Raposo Tavares, das 8h às 12h.

Conforme explica o secretário de Saúde, Marcelo Pinto de Carvalho, o Mutirão consiste em atividade de informação e conscientização sobre o mosquito Aedes aegypti em locais de elevada circulação de pessoas, como é o caso dos corredores comerciais. “Essa atividade se faz necessária no período antes do início do verão, considerado pré-epidêmico”, reforçou.

Duas mulheres estão em pé em frente a um portão de ferro azul claro. Uma delas está escrevendo em uma prancheta. Ambas estão usando vestidos estampados. A cena parece ser em uma rua de uma cidade.
Mutirão da Dengue retoma atividades com ações junto aos corredores comerciais da cidade

No Mutirão, um carro de som dará suporte aos diversos agentes de saúde e de zoonoses que estarão na rua fazendo a abordagem a população e comerciantes, dando orientações e entregando panfletos educativos. “Enquanto os agentes estão na ação de abordagem na rua, no carro de som teremos um orientador pedagógico falando da ação de combate a dengue e também fazendo as orientações básicas em como evitar a doença”, afirmou Sebastião Amaral Campos, o Tom, coordenador do PMCA.

As ações nos corredores comerciais seguem até janeiro de 2025, sempre aos sábados, das 8h às 12h. A próxima atividade será dia 14/12, passando pelas avenidas Rio das Pedras e Dois Córregos; dia 21/12, nas avenidas Manoel Conceição e Rui Barbosa, região da Vila Rezende; dia 28/12, a ação será na rua do Rosário, saindo da Praça Tibiriçá, no Centro, seguindo até a Praça Takaki; dia 04/01/25, a ação estará na avenida Carlos Botelho; e no dia 11/01/25, a ação vai passar pela rua Governador Pedro de Toledo até a Prudente de Moraes, com ponto de encontro na rua Riachuelo.

A imagem mostra um homem e uma mulher em uma interação ao ar livre. O homem, com idade aparente entre 40 e 50 anos, de pele bronzeada, usa uma camiseta branca com a inscrição "CADASTRE-SE" e shorts jeans. Ele está carregando uma grande viga de madeira em seu carro. O carro parece antigo e está estacionado ao lado de uma parede de tijolos. A mulher, que parece ser uma funcionária de saúde ou de serviço público, veste um boné azul-escuro, uma camiseta rosa e um colete azul-escuro com o logotipo de uma organização (provavelmente de saúde pública). Ela está entregando um folheto ao homem. O folheto contém ilustrações e o título "NÓS CONTRA O MOSQUITO". O fundo apresenta vegetação típica de clima tropical, com árvores e arbustos. O cenário parece ser uma área rural ou periférica. A cena captura um momento de interação entre uma funcionária de saúde pública e um morador, possivelmente durante uma campanha de conscientização sobre prevenção de doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue ou Zika.
Além dos comerciantes, mutirão também vai fazer abordagens junto a população que estará nas ruas do centro

MAIS AÇÕES – Também neste sábado, 07/12, das 8h às 14h, acontece o Arrastão da Dengue, onde a equipe do PMCA percorrerá os bairros Jardim São Carlos, Jardim Tóquio, Jardim São Paulo e Itapuã tendo como ponto de encontro o Varejão Municipal do Parque dos Eucaliptos, localizado na avenida Tales Castanho de Andrade. A programação está sujeita a alterações.

No último sábado, 30/11, as equipes do PMCA retiraram 4,2 toneladas de inservíveis em ação que passou pelos bairros os Jupiá, São Francisco, Bongue, Ondas e Ondinhas. O objetivo dos arrastões é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

A imagem mostra um caminhão com uma faixa que diz "Arrastão Dengue 2023" e "[Todos contra a dengue]". Há um desenho de um mosquito com um círculo vermelho de proibição sobre ele. Três pessoas estão carregando objetos no caminhão. A cena parece ser uma ação de limpeza pública para combater a dengue.
Arrastão da dengue vai passar por bairros da região do Parque dos Eucaliptos amanhã, sábado, dia 07/12

DADOS – De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), de 01/01 a 06/12 de 2024 – em dados provisórios – foram 63.840 notificações para a dengue com 29.430 casos positivos e 16 óbitos. Em dados consolidados, no mesmo período de 2023, foram 14.801 notificações, 2.983 casos confirmados e três óbitos. Em 2022, foram 8.425 notificações, 1.443 confirmações e um óbito.

Para denunciar imóveis abandonados ou locais que tenham possíveis criadouros da dengue bastar registrar solicitação no SIP 156 e outras orientações no PMCA pelo telefone (19) 3427-3351.

VACINAÇÃO – A aplicação da vacina contra a dengue em crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 14 anos segue em Piracicaba. Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identificação com foto, Cartão Pira Cidadão ou Cartão Nacional do SUS. A imunização acontece em todas as unidades de saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, nas UBSs das 8h às 15h (exceto UBS Paulista – antigo Crab) e USFs (Unidades de Saúde da Família), das 8h às 16h. A imunização é composta por duas doses, ou seja, uma agora e outra com um intervalo de três meses.

PREVENÇÃO – Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são:

– Utilizar repelente, principalmente em lugares fechados;

– Eliminar focos de água parada;

– Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda;

– Guardar garrafas com a boca virada para baixo;

– Limpar sempre as calhas dos canos;

– Não jogar lixo em terrenos baldios;

– Colocar o lixo sempre em sacos fechados;

– Manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro;

– Não deixar acumular água em pneus;

– Furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumular água;

– Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;

– Em caso de suspeita da doença, entrar em contato imediatamente com a unidade de saúde mais próxima da residência e jamais utilizar medicação por conta própria.