Casa no Jardim Bartira também acumulava inservíveis que poderiam ser possíveis criadouros do mosquito da dengue

A Prefeitura de Piracicaba segue com diversas ações para o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Ontem, quarta-feira, 31/01, equipe do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) – vinculado à Secretaria de Saúde – realizou duas entradas forçadas em imóveis abandonados que foram fiscalizados e seriam possíveis locais de reprodução para o mosquito. As ações aconteceram na rua Amador de Campos Pacheco, no Jardim Bartira, e na rua Nove de Julho, em Tupi, onde foram recolhidos 600 quilos de inservíveis no total.

Equipes da prefeitura fazem a limpeza de residência abandonada

Conforme explicou Sebastião Amaral Campos, o Tom, coordenador do PMCA, a ação aconteceu em cumprimento ao Decreto Municipal n° 15.751/14 – estabelece procedimentos para as ações de fiscalização e combate à dengue no Município de Piracicaba, regulamenta a aplicação das penalidades decorrentes da Lei Complementar nº 178/2006 do Código de Posturas Municipal, no que tange à higiene das habitações. “Após lavrados os autos necessários para o registro do regular exercício do poder de Polícia municipal e com a devida autorização judicial, fizemos a entrada forçada em dois imóveis desabitados para a apreensão e remoção de materiais que constituem potenciais criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue”, afirmou Tom.

Casa abandonada em Tupi estava com materiais que poderiam ser criadouros do mosquito da dengue

Morador do Jardim Bartira, Welington Lima dos Santos agradeceu o trabalho realizado pela Prefeitura. “Essa casa estava sendo um perigo para os moradores da região. Esta a bastante tempo fechada e sem ninguém morar aqui. Nos fundos têm muita sujeira e, nos últimos meses, além da infestação de mosquitos, também começou a aparecer muitos escorpiões em casa, já peguei mais de dez. Agora, com a limpeza, isso vai melhorar”, disse Santos ao mostrar os escorpiões que encontrou dentro da sua casa.

Escorpiões invadem casas vizinhas a residência abandonada no jardim Bartira

Para denunciar imóveis abandonados ou locais que tenham possíveis criadouros da dengue bastar registrar solicitação junto ao SIP 156 ou diretamente no PMCA no telefone 3427-3351.

AÇÕES – Neste sábado, 03/02, as ações da dengue estarão por toda a cidade com arrastões e mutirões. A novidade está para ação educativa e orientativa que acontecerão nos terminais de ônibus do Centro (TCI), no Vila Sônia (TVS) e no Piracicamirim (TPI) com agentes de saúde fantasiados de mosquito da dengue, realizando esquetes interativas com a população das 8h às 12h, além disso, outros agentes ficarão em ponto fixo dentro dos terminais com panfletagem e esclarecimento de dúvidas sobre a dengue.

Com 60 agentes, o Mutirão da Dengue será das 8h às 13h, na região Norte, passando pelo bairro Algodoal e adjacências, tendo como pondo de encontro o Varejão Municipal do bairro à rua Vitório Laerte Furlan. Neste caso, as equipes do PMCA e agentes comunitários de saúde percorrem as casas para uma vistoria e avaliar se existe ou não possíveis criadouros do mosquito Aedes fazer as devidas orientações.

Arrastão e Mutirão da dengue acontecem neste sábado, 02-02, nas regiões Norte e Oeste da cidade
Arrastão e Mutirão da dengue acontecem neste sábado, 02/02, nas regiões Norte e Oeste da cidade

O Arrastão da Dengue será das 8h às 14h, na região Oeste, e os bairros atendidos serão Vila Cristina, Monte Cristo, Ibirapuera, Tatuapé, Santo Antônio e Jardim Camargo, tendo como ponto de encontro Varejão Municipal, ao lado da UPA Vila Cristina. Nesta ação, a orientação é para que os moradores deixem nas calçadas qualquer material que possa acumular água. Não serão recolhidos entulho, lixo doméstico e galhos de árvores.

RESULTADOS – O Mutirão da Dengue realizado pela Secretaria de Saúde no último sábado, 27/01, visitaram 2.008 residências nos bairros Piracicamirim, Maracanã, Vila Prudente, Jardim Bandeirantes, Parque Prezotto, Pompéia, e São Simão. Deste total, os agentes conseguiram verificar 1.013 casas, com 33 recusas (quando o proprietário não permite a entrada dos agentes) e 995 residências fechadas. Já o Arrastão da Dengue passou pelos bairros São Jorge, Santo Antônio e Paineiras onde recolheram 6,32 toneladas de inservíveis.

DADOS – De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica, de 01/01 a 02/02 de 2024 foram registradas 1.727 notificações para a dengue com 607 casos positivos e nenhum óbito. No mesmo período de 2023, foram 477 notificações, 25 casos confirmados e nenhum óbito. Em 2022, foram 638 notificações, oito confirmações, sem óbito.