No próximo sábado, 29, o arrastão da dengue vai passar por nove bairros da região Leste da cidade

As equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) recolheram 5,59 toneladas de inservíveis no Arrastão da Dengue realizado no último sábado, 22/06, nos bairros Cecap, Eldorado e Terra Rica. O objetivo é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. O PMCA é ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde.

Para o próximo sábado, 29/06, das 8h às 14h, o Arrastão da Dengue vai passar pelos bairros Pompeia, Chapadão, Sol Nascente I e II, Alvorada I, II e III, Jardim Itamaracá e Jardim Itaberá, com ponto de encontro em frente ao Sindicato dos Metalúrgicos, na avenida Dois Córregos.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), de 01/01 a 25/06 de 2024 foram registradas 51.673 notificações para a dengue com 25.257 casos positivos e oito óbitos. No mesmo período de 2023, foram 11.798 notificações, 2.846 casos confirmados e três óbitos. Em 2022, foram 5.678 notificações, 1.373 confirmações, e um óbito.

Para denunciar imóveis abandonados ou locais que tenham possíveis criadouros da dengue bastar registrar solicitação no SIP 156 e outras orientações no PMCA pelo telefone (19) 3427-3351.

VACINAÇÃO – A aplicação da vacina contra a dengue em crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 14 anos seguem em Piracicaba. Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identificação com foto, Cartão Pira Cidadão ou Cartão Nacional do SUS. A imunização acontece em todas as unidades de saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, nas UBSs das 8h às 15h (exceto UBS Paulista – antigo Crab) e USFs (Unidades de Saúde da Família), das 8h às 16h. A imunização é composta por duas doses, ou seja, uma agora e outra com um intervalo de três meses.

PREVENÇÃO – Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são:

– Utilizar repelente, principalmente em lugares fechados.

– Eliminar focos de água parada;

– Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda;

– Guardar garrafas com a boca virada para baixo;

– Limpar sempre as calhas dos canos;

– Não jogar lixo em terrenos baldios;

– Colocar o lixo sempre em sacos fechados;

– Manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro;

– Não deixar acumular água em pneus;

– Furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumular água;

– Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;

– Em caso de suspeita da doença, entrar em contato imediatamente com a unidade de saúde mais próxima da residência e jamais utilizar medicação por conta própria.