A imagem mostra dois homens vestindo uniformes de trabalho, carregando juntos um pedaço grande de mobília de madeira velha e danificada. A mobília parece ser um pedaço de armário ou estante, e está em más condições. Os homens parecem estar trabalhando em uma tarefa de limpeza ou remoção de entulho. O homem à esquerda usa um boné de beisebol preto e uma camisa amarela de mangas compridas sobre um colete preto. Sua calça é laranja. O homem à direita usa um chapéu de palha largo e óculos de sol, com uma camisa amarela de mangas compridas por cima de um colete preto. Ele também usa calças laranja. Eles estão em frente a uma parede de cor creme com uma lousa preta na qual está escrita, em letras brancas, uma propaganda ou preços de algum produto. Uma moto parcialmente visível está no canto inferior direito da imagem, em frente a uma pilha de caixas e outros objetos. O ambiente parece ser uma rua ou área externa de uma cidade, possivelmente perto de um negócio. A imagem tem uma iluminação natural, com sombras sutis. A cena transmite a ideia de trabalho árduo e esforço físico.
Equipes do Arrastão da Dengue estarão em nova ação no próximo sábado, 23, e que passará por cinco bairros

As equipes do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) – vinculado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde – retiraram quatro toneladas de inservíveis em ação do Arrastão da Dengue que passou pelos bairros Higienópolis e Bairro Verde, no sábado, 23/11. O objetivo dos arrastões é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana.

Neste sábado, 30/11, das 8h às 14h, a equipe do PMCA percorrerá os bairros Jupiá, São Francisco, Bongue, Ondas e Ondinhas tendo como ponto de encontro o campo de futebol do Jupiá, localizado na rua Adolfo Rodrigues, s/nº. A programação está sujeita a alterações.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), de 01/01 a 26/11 de 2024 – em dados provisórios – foram 64.180 notificações para a dengue com 29.406 casos positivos e 16 óbitos. Em dados consolidados, no mesmo período de 2023, foram 14.591 notificações, 2.956 casos confirmados e três óbitos. Em 2022, foram 8.295 notificações, 1.440 confirmações e um óbito.

Para denunciar imóveis abandonados ou locais que tenham possíveis criadouros da dengue bastar registrar solicitação no SIP 156 e outras orientações no PMCA pelo telefone (19) 3427-3351.

VACINAÇÃO – A aplicação da vacina contra a dengue em crianças e adolescentes na faixa etária entre 10 e 14 anos segue em Piracicaba. Para receber o imunizante é necessário apresentar documento de identificação com foto, Cartão Pira Cidadão ou Cartão Nacional do SUS. A imunização acontece em todas as unidades de saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, nas UBSs das 8h às 15h (exceto UBS Paulista – antigo Crab) e USFs (Unidades de Saúde da Família), das 8h às 16h. A imunização é composta por duas doses, ou seja, uma agora e outra com um intervalo de três meses.

PREVENÇÃO – Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são:

– Utilizar repelente, principalmente em lugares fechados;

– Eliminar focos de água parada;

– Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda;

– Guardar garrafas com a boca virada para baixo;

– Limpar sempre as calhas dos canos;

– Não jogar lixo em terrenos baldios;

– Colocar o lixo sempre em sacos fechados;

– Manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro;

– Não deixar acumular água em pneus;

– Furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumular água;

– Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;

– Em caso de suspeita da doença, entrar em contato imediatamente com a unidade de saúde mais próxima da residência e jamais utilizar medicação por conta própria.