A Prefeitura de Piracicaba, por meio do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), recolheu 138 toneladas de inservíveis entre os meses de janeiro e abril deste ano nas ações de Arrastão da Dengue, que passaram por mais de 50 bairros. O número é 26,6% maior que o realizado no mesmo período de 2023, quando foram recolhidas 109 toneladas de material nos 40 bairros visitados pelas equipes de agentes do PMCA. O balanço foi divulgado nesta sexta-feira, 03/05, pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) responsável por coordenar as ações do PMCA na cidade.
Conforme explica Sebastião Amaral Campos, o número é relevante uma vez que as ações foram intensificadas na cidade tendo em vista o crescimento de casos prováveis da dengue na cidade. “Devido a essa mudança na sazonalidade da doença reforçamos e intensificamos os trabalhos de combate ao mosquito Aedes por meio da retirada de possíveis criadouros em regiões consideradas de maior risco para a doença como as regiões Leste e Norte da cidade”, apontou.
O objetivo das ações do PMCA é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana. No último sábado, 27/04, o Arrastão da Dengue esteve na região Norte passando pelos bairros Santa Teresinha, IAA, Vila Rios, Parque das Indústrias, Jardim São Benedito, Jardim Lídia, Jardim Castor, Jardim Conceição, Residencial Andorinhas, Jardim Bessy, Jardim Taiguara, Residencial Caieiras e Chácara Santo Antônio, onde recolheram 6,44 toneladas de inservíveis.
Para este sábado, amanhã, 04/05, das 8h às 14h, os agentes retomam as atividades por toda a região do bairro Santa Rosa e adjacências para novo arrastão. O ponto de encontro é a USF Santa Rosa 1, à Rua José Jacyr Moretti, 270. “Além do arrastão, desenvolvemos, durante o ano, diversas outras atividades como mutirão em corredores comerciais, orientação à população nos terminais de ônibus, mutirão com utilização de agentes de saúde, utilização de carro de som fazendo prevenção em bairros com maior riscos”, ressaltou o secretário de Saúde, Augusto Muzilli Júnior.
O PMCA atende pelo telefone (19) 3427-3351 e também pelo SIP 156. Todas as ações do PMCA têm apoio de equipes da Guarda Civil e Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes).
NÚMEROS – De acordo com Vigilância Epidemiológica (VE), de 01/01 a 03/05 de 2024 foram registradas 28.895 notificações para a dengue com 12.229 casos positivos e seis óbitos. No mesmo período de 2023, foram 8.046 notificações, 2.033 casos confirmados e dois óbito. Em 2022, foram 3.250 notificações, 877 confirmações, sem óbito.
ATENDIMENTO – Todo indivíduo que apresentar febre (39°C a 40°C) de início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações – dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde mais próximo da sua casa para atendimento médico. Em Piracicaba são mais de 70 unidades abertas (USF, UBS e UPA) com equipes preparadas para atender e acompanhar os casos suspeitos e confirmados da doença.
PREVENÇÃO – Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são:
– Utilizar repelente, principalmente em lugares fechados.
– Eliminar focos de água parada;
– Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda;
– Guardar garrafas com a boca virada para baixo;
– Limpar sempre as calhas dos canos;
– Não jogar lixo em terrenos baldios;
– Colocar o lixo sempre em sacos fechados;
– Manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro;
– Não deixar acumular água em pneus;
– Furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumular água;
– Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;
– Em caso de suspeita da doença, entrar em contato imediatamente com a unidade de saúde mais próxima da residência e jamais utilizar medicação por conta própria.