Arrastão vai percorrer oito bairros na região do Novo Horizonte neste sábado
Arrastão vai percorrer oito bairros na região do Novo Horizonte neste sábado, 18/05

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA) – vinculado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) – realiza mais um Arrastão da Dengue no próximo sábado, 18/05. As equipes da Prefeitura passarão por oito bairros, sendo: Novo Horizonte, Kobayat Líbano, Parque dos Sabiás, Jardim Santa Maria, Vila Liberdade, Santa Fé I, II e III, das 8h às 14h, tendo como ponto de encontro o Varejão Municipal do Novo Horizonte, à rua Lauro Fernandes de Campos Ferrari, 233.

A SMS reforça que o objetivo desta ação é o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela urbana e que, no último sábado, 11/05, os agentes de saúde e do PMCA se dividiram para atender os bairros Parque Piracicaba, Artemis, Monte Rei I, II e III quando recolheram 5,5 toneladas de inservíveis que poderiam se tornar um provável criadouro da dengue.

De acordo com a Vigilância Epidemiológica (VE), de 01/01 a 14/05 de 2024 foram registradas 32.929 notificações para a dengue com 14.771 casos positivos e seis óbitos. No mesmo período de 2023, foram 9.279 notificações, 2.321 casos confirmados e dois óbitos. Em 2022, foram 4.002 notificações, 1.118 confirmações, e um óbito.

Para denunciar imóveis abandonados ou locais que tenham possíveis criadouros da dengue bastar registrar solicitação no SIP 156 ou diretamente no PMCA pelo telefone (19) 3427-3351.

ATENDIMENTO – Todo indivíduo que apresentar febre de início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações – dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde mais próximo da sua casa para atendimento médico.

Até 30/05, todas as unidades de saúde estão com atendimento espontâneo para sintomáticos leves da dengue das 8h às 10h e das 13h às 14h, de segunda a sexta-feira. Além disso, para minimizar os impactos no atendimento das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), a UBS Piracicamirim (antigo Crab) faz o acolhimento de pacientes – com idade acima de 12 anos – com sintomas mais agudos da doença, de segunda a domingo, das 7h às 18h. Cabe ressaltar que as UPAs também seguem com o atendimento 24h por dia para a dengue e demais urgências e emergências.

PREVENÇÃO – Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são:

– Utilizar repelente, principalmente em lugares fechados.

– Eliminar focos de água parada;

– Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda;

– Guardar garrafas com a boca virada para baixo;

– Limpar sempre as calhas dos canos;

– Não jogar lixo em terrenos baldios;

– Colocar o lixo sempre em sacos fechados;

– Manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro;

– Não deixar acumular água em pneus;

– Furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumular água;

– Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;

– Em caso de suspeita da doença, entrar em contato imediatamente com a unidade de saúde mais próxima da residência e jamais utilizar medicação por conta própria.