A Prefeitura de Piracicaba segue com os trabalhos de prevenção da dengue, zika vírus e febre chikungunya em toda da cidade com o combate ao mosquito transmissor destas doenças: o Aedes aegypti. Por meio do Plano Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), vinculado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde, acontecem amanhã, 27/01, arrastão e mutirão por diversos bairros e orientação educativa nos corredores comerciais na área central da cidade.
Com cerca de 60 agentes, o Mutirão da Dengue será das 8h às 13h, na região Leste, passando pelos bairros e adjacências do Piracicamirim, Maracanã, Vila Prudente, Jardim Bandeirantes, Parque Prezotto, Pompéia e Jardim São Simão. Neste caso, as equipes do PMCA e agentes comunitários de saúde percorrem as casas para uma vistoria e avaliar se existe ou não possíveis criadouros do mosquito Aedes fazer as devidas orientações.
O Arrastão da Dengue será das 8h às 14h e os bairros atendidos serão o São Jorge, Santo Antônio e Paineiras, tendo como ponto de encontro o Varejão Municipal do São Jorge, ao terminal de ônibus. Nesta ação, a orientação é para que os moradores deixem nas calçadas qualquer material que possa acumular água. Não serão recolhidos entulho, lixo doméstico e galhos de árvores.
Além disso, das 9h às 11h, o PMCA também realiza orientação educativa nos corredores comerciais, desta vez na área central, com ponto de encontro no cruzamento das ruas Santa Cruz e Campos Sales. A ação consiste orientar e informar a população por meio de carro de som, distribuição de panfletos a lojistas e população sobre o combate ao Aedes.
Segundo o secretário de Saúde, Augusto Muzilli Júnior, o combate à dengue e ao seu mosquito transmissor deve permanecer constante. “É por isso que a Prefeitura e a Secretaria de Saúde não param com suas ações de fiscalização, conscientização e educação junto à sociedade. É preciso que todos nós entendamos o nosso papel no combate a essa doença. Estamos e vamos continuar fazendo de tudo para evitar surtos de dengue em nossa cidade e contamos com a colaboração da população”.
DADOS – De acordo com o banco de dados da Vigilância Epidemiológica, de 1º a 26/01 de 2024 foram registradas 1.202 notificações para a dengue com 422 casos positivos e nenhum óbito. No mesmo período de 2023, foram 343 notificações, 18 casos confirmados e nenhum óbito. Em 2022, foram 557 notificações, cinco confirmações, sem óbito.
PREVENÇÃO – Alguns dos cuidados mais importantes para a prevenção da dengue são:
– Eliminar focos de água parada;
– Manter os pratos de vasos de flores e plantas com areia até a borda;
– Guardar garrafas com a boca virada para baixo;
– Limpar sempre as calhas dos canos;
– Não jogar lixo em terrenos baldios;
– Colocar o lixo sempre em sacos fechados;
– Manter baldes e caixa d’água devidamente tampados e piscinas com colocação de cloro;
– Não deixar acumular água em pneus;
– Furar latas de alumínio antes de serem descartadas para não acumular água;
– Lavar bebedouros de aves e animais pelo menos uma vez por semana;
– Em caso de suspeita da doença, entrar em contato imediatamente com a unidade de saúde mais próxima da residência e jamais utilizar medicação por conta própria.