O prefeito Gabriel Ferrato recebeu na tarde de hoje (02), representantes do Conselho Municipal sobre Álcool e outras Drogas (Comad), para a apresentação do Plano de Atenção ao Usuário de Álcool e outras Drogas. O Plano foi construído pelo Comad em parceria com o Núcleo de Estudos e Políticas Públicas (NEPP) da Unicamp, a partir de solicitação do Governo Municipal.

O objetivo do Plano de Atenção elaborado coletivamente, é orientar quanto às ações já realizadas desde a sua instituição, e empreender novas atividades que contribuirão na qualificação da atenção aos usuários do município de Piracicaba, bem como na construção de uma política municipal para a sociedade, com base nos princípios da democracia e dos direitos humanos.

A proposta conta com estratégias no âmbito da promoção à saúde, de prevenção primária, secundária e terciária, no âmbito da recuperação e reabilitação. Durante os 10 meses de elaboração, foram realizadas oficinas de planejamento para o diagnóstico, capacitação para o alinhamento conceitual e formulação.

O Plano de Atenção ao Usuário de Álcool e outras Drogas de Piracicaba foi elaborado com base nos eixos de promoção à saúde, prevenção de riscos e agravos e recuperação/reabilitação, dada a complexidade do problema e diversidade de necessidades.

O Plano agrega ações das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social (Semdes), de Educação, de Saúde, de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Guarda Civil Municipal, Seame, Drads, Amor Exigente e Escola de Pais.

Após a apresentação ficou definido a organização de um grupo de trabalho para definir a implementação das propostas.