Portal do Município de Piracicaba

Com visão recuperada, paciente agradece atendimento feito na Clínica de Olhos

O aposentado Hemilson Freixiela esteve prestes a ficar cego após descolamento de retina, porém, o rápido diagnóstico e atendimento das equipes da Clínica e parceria da Prefeitura com Hospital dos Olhos, foi possível realizar cirurgia em menos de 24h

Por CCS / Publicado em 22/07/2025
Tempo de leitura: 5 minutos.
A foto mostra um grupo de sete pessoas sorrindo para a câmera, posicionadas em frente a um muro de tijolos e uma árvore. No centro da imagem está um homem mais velho, de boné e casaco verde-oliva, abraçando duas mulheres jovens de cada lado. As mulheres estão usando roupas casuais e sorrindo. Duas outras mulheres estão em pé atrás delas, ligeiramente à direita, e um homem está em pé atrás delas, ligeiramente à esquerda. Todos parecem estar em um ambiente externo, possivelmente um pátio ou jardim. O homem no centro parece ser o foco principal da foto, com as outras pessoas ao seu redor. A iluminação da foto é natural e suave, indicando que a foto foi tirada ao ar livre em um dia claro. A composição da foto é informal e amigável, capturando um momento de alegria e camaradagem entre as pessoas retratadas. Há um elemento de informalidade na maneira como o grupo está posicionado, com braços ao redor uns dos outros, indicando um relacionamento próximo e amigável. O fundo da foto é um pouco desfocado, mas é possível ver árvores, um prédio e um pouco de vegetação. A foto tem uma atmosfera geral de positividade e amizade.
Hemilson fez questão de agradecer a todos da equipe da Clínica de Olhos da Secretaria de Saúde

Aos 72 anos, o aposentado Hemilson Freixiela de Oliveira hoje comemora e recuperação da sua visão. Nascido no Rio de Janeiro e há mais de três décadas em Piracicaba, Hemilson trabalhou como agente de turismo e conheceu lugares fascinantes Brasil afora, em excursões e viagens, contemplando paisagens maravilhosas. No entanto, o susto veio em maio deste ano com um descolamento da retina que quase o deixou cego, não fosse o atendimento rápido e empenho das equipes da Clínica de Olhos, da Secretaria Municipal de Saúde.

“Era uma segunda-feira de manhã, acordei e percebi uma pequena mancha escura na visão, mas não dei muita atenção. Os dias foram passando e a mancha aumentando. Foi quando me toquei que poderia ser algo grave. Foi só na quinta-feira, após ler alguns artigos na internet, que corri procurar ajuda na Clínica de Olhos que é a unidade de saúde mais próxima de casa”, disse.

A imagem mostra um homem de meia-idade sentado numa cadeira giratória numa sala de exame oftalmológico. Ele usa óculos, uma jaqueta verde-oliva e calças jeans azuis. A cadeira é de um tom cinzento claro e está posicionada em frente a um aparelho de exame de vista, que é visível ao fundo. O ambiente parece ser um consultório médico, com um ar limpo e organizado. A expressão do homem é séria e ele parece estar à espera ou a ser examinado. Há também uma mesa lateral com alguns objetos, possivelmente materiais médicos. O chão é de azulejo bege claro. A iluminação é suave e difusa, sem sombras fortes. A imagem é nítida e bem focada, com cores realistas.
Hemilson, aos 72 anos, quase ficou cego devido a descolamento de retina – aposentado agradeceu equipe de Saúde pelo rápido atendimento do seu caso e recuperação da visão

Naquele dia, ele foi informado que o caso dele não era simples e que precisaria ir urgente a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no entanto, por sempre fazer exames preventivos naquela unidade, Hemilson aguardou uma desistência à consulta para que fosse atendido com especialista. “Entrei em desespero, não queria ficar cego. As meninas da clínica me acolheram, me acalmaram e recomendaram o encaixe em caso de desistência. Aguardei e, no meio da tarde, uma pessoa faltou a consulta e consegui o encaixe. Foi o início do ‘milagre’ feito pela equipe da saúde”, disse.

Hemilson foi atendido pelo oftalmologista da Prefeitura, que realizou diversos exames e o diagnóstico inicial era de descolamento grave de retina. “Fiquei com muito medo, mas logo a equipe me acalmou, informando sobre uma recente parceria para cirurgias com o Hospital de Olhos, em diversas especialidades, inclusive a da retina que eu precisava com urgência. Fizeram o pedido de cirurgia, logo o encaminhamento já chegou e, como meus exames estavam em dia, já fui na mesma hora para o hospital, onde fiz exames mais minuciosos e tive o diagnóstico confirmado pelo especialista”, relatou.

Na mesma noite, em menos de 24 horas, Hemilson foi operado com sucesso, sendo o primeiro paciente a integrar o projeto da Secretaria de Saúde com cirurgias oftalmológicas em diversas especialidades no Hospital de Olhos de Piracicaba. “Que atendimento espetacular que me deram, desde a hora que entrei na unidade de saúde até minha saída do hospital e, também, durante minha recuperação. Nunca imaginei que o SUS poderia oferecer tão bom atendimento quanto este que recebi. Por isso, sou muito grato a todos que me acolheram, me escutaram, me ajudaram e colaboraram para que eu não perdesse a visão. Que Deus abençoe, sempre, todos vocês”, agradeceu.

No começo deste mês, já recuperado, Hemilson fez questão de ir até a Clínica de Olhos conversar com a toda equipe de Saúde e, com um bolo, celebrar a recuperação da sua visão e tornar pública sua gratidão aos servidores da Secretaria de Saúde e parceiros.

MUTIRÕES – A Secretaria Municipal de Saúde segue realizando diversos mutirões aos sábados para zerar a fila de espera, inclusive na oftalmologia, com consultas e exames na Clínica de Olhos (rua Alferes José Caetano, 1453, Centro) e com cirurgias em parceria com o Hospital de Olhos de Piracicaba. Para participar é preciso agendar no postinho de saúde do bairro, de segunda a sexta, conforme o horário de atendimento de cada unidade. Nestes mutirões somente serão atendidos pacientes previamente agendados pelas equipes da Secretaria de Saúde.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.