Em média 250 vias recebem reforço na sinalização todo mês

O trânsito de Piracicaba está mais seguro. Em 2021 o município teve o menor registro de óbitos em vias municipais desde 2015, quando o Infosiga, plataforma do Governo do Estado voltada para segurança no trânsito, iniciou os registros. No primeiro balanço anual do sistema, as vias municipais de Piracicaba, administradas pela Prefeitura, por meio da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes), registraram 44 óbitos. No ano passado, foram 15, redução de 66%.

Central Integrada de Monitoramento de Mobilidade é essencial nas ações se segurança no trânsito

Conforme dados do Infosiga, considerando todos os modais, em 2015 foram registrados 44 óbitos. Em 2016, 25. Em 2017, 28. Em 2019, 22. Em 2020, 22. E em 2021, 15. Mas focando apenas nas motocicletas, modalidade que teve especial aumento de fluxo com as entregas via aplicativo, devido à pandemia, as vias municipais também estão mais seguras. Em 2021, ocorreu também o menor registro de óbitos de motociclistas desde 2015 nessas vias. De 2015 a 2021, foram registrados, respectivamente: 13 óbitos, 11, 14, 13, nove, 10 e seis.

"Mesmo com a retomada da economia, em 2021, nós conseguimos reduzir para o menor índice da série histórica do Infosiga os óbitos nas vias municipais, considerando todos os modais e também apenas as motocicletas", pontua a titular da Semuttran, Jane Franco.

A secretária ressalta que, desde 2015, a frota de veículos também cresceu consideravelmente. Atualmente, Piracicaba conta com cerca de 330 mil veículos em sua vias municipais, dos quais aproximadamente 70 mil são motocicletas. "Nosso trabalho até aqui tem surtido efeito muito importante, tem salvado vidas. Mas nosso objetivo é reduzir os óbitos nas vias municipais ano após ano, com objetivo de atingir a meta da ONU (Organização das Nações Unidas) correspondente à década de 2020 a 2030, de reduzir em 50% os acidentes em vias municipais", complementa Jane.

AÇÕES PARA SEGURANÇA – No último ano, diversas ações diárias da Semuttran contribuíram para tornar o trânsito mais seguro, focando em três frentes: (1) engenharia de trânsito; (2) educação no trânsito, envolvendo campanhas e palestras de segurança no trânsito; e (3) fiscalização nas vias, com a utilização de equipes de agentes de trânsito, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar.

Em setembro, durante a Semana Nacional do Trânsito, que teve como tema No Trânsito, sua Responsabilidade Salva Vidas, entre outras ações, agentes da Semuttran atuaram em pontos de grande fluxo de veículos que, de acordo com o Infosiga, há incidência de acidentes, para orientar e conscientizar os motoristas, visando alertá-los da importância do respeito e da mútua responsabilidade no trânsito.

Ações na sinalização e de remodelações viárias também foram feitas, focando na redução de velocidade e na atenção aos limites de velocidade, como a instalação de Linhas de Redução de Velocidade (LRVs), em pontos de grande fluxo de veículos e de excesso de velocidade, e de pictogramas (imagem pintada no solo) indicando o limite de velocidade da via. A Semuttran realiza reforço de sinalização horizontal e vertical em, em média, 250 vias por mês de diversos bairros.

Pictogramas visan alertar motoristas sobre limite de velocidade

Voltada exclusivamente para motociclistas, em julho a Semuttran realizou a ação Moto Legal, direcionada à saúde e segurança dos motofretistas, com apoio de diversas instituições do município. "São ações conjuntas que garantem mais segurança no nosso trânsito e fazem Piracicaba despontar quando se trata de mobilidade urbana", reforça Jane.

Ação Moto Legal abordou segurança e saúde dos motofretistas

A secretária lembra, ainda, que a Pasta conta também com a tecnologia para a redução dos acidentes. A Central Integrada de Monitoramento e Mobilidade, equipada com 35 câmeras, espalhadas pelas principais ruas e avenidas da cidade, mais o controle de semáforos em tempo real, permite que situações que possam trazer riscos à segurança no trânsito sejam solucionadas o mais rápido possível, com acionamento dos agentes de trânsito e/ou órgãos competentes. A Semuttran ainda conta com dois drones para monitoramento de trânsito e contagem de veículos.

Em 2021 houve redução histórica também dos óbitos envolvendo motocicletas