Uma equipe especial com 4 arboristas realizou hoje, 17/06, no Aeroporto Municipal Pedro Morganti, a poda de várias árvores, entre elas um ipê-branco de 12 metros de altura, com mais de 50 anos. Para realizar a poda, a equipe utilizou técnicas de escalada com cordas, removendo troncos e galhos em pedaços, numa atividade que exigiu técnica, destreza e equipamentos de segurança profissionais.

Árvore podada tem 12 metros

O pedido para o corte das árvores partiu do diretor do Aeroporto, Marcelo Kraide. Ele lembrou que muitas árvores, em especial o ipê-branco, não podiam ser podadas, uma vez que o caminhão com braço articulado, mais indicado para este tipo de atividade, além do custo oneroso, não conseguia se aproximar do local onde elas estavam plantadas, devido a muitos obstáculos que dificultavam o acesso.

"Soubemos que a empresa Spelaion estava ministrando um curso de arboricultura em Piracicaba e assim fizemos o convite para que eles nos ajudassem. Sabemos que a atividade envolve muitos riscos de segurança e só pode ser feita por profissionais autorizados. Ficamos gratos a toda a equipe porque sabemos que só a poda do ipê-branco custa, aproximadamente, R$ 1.200", frisou Kraide.

Equipe que participou da atividade

Walker Gomes Figueiroa, diretor da Spelaion, lembrou que os arboristas são os profissionais mais indicados para trabalhar nos cuidados com as árvores, porque dominam conhecimentos biológicos e técnicas de escalada com equipamento de segurança para grandes alturas. O curso promovido pela empresa em Piracicaba reuniu 12 alunos vindos de todas as partes do país e a poda das árvores no Aeroporto Municipal Pedro Morganti serviu como aula prática, marcando a conclusão do curso.

Poda realizada utilizando técnicas de escalada