Aconteceu na manhã do último domingo (6) a cerimônia de abertura da 19ª edição da Copa Rocha Netto promovida pela Associação Atlética Educando do Pelo Esporte com parceria da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras). A competição reúne 22 agremiações, 56 equipes e 1,5 mil atletas divididos nas categorias sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17.

O evento contou com as presenças do prefeito Barjas Negri e do secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Pedro Mello. Ambos enalteceram a organização do evento, o trabalho dos voluntários e desejaram boa sorte aos participantes.

Durante a cerimônia houve o desfile das equipes, juramento do atleta e a entrega do Prêmio Copa Rocha Netto 2017, sendo homenageado Luiz Albino Stabelin, o Lói, um dos fundadores e primeiro presidente do Educando Pelo Esporte. Logo após a cerimônia, começou o “Torneio Inicío” com a realização de várias partidas com dez minutos de duração. A primeira rodada do torneio acontece nos dias 19 e 20 de agosto.

Estiveram participando ainda da cerimônia de abertura o deputado estadual Roberto Moraes, secretário municipal de Obras, Artur Ribeiro, sub-secretário de Esportes, Riva Salvador, os vereadores Gilmar Rotta e Osvaldo Shiavolin (Tozão), o ex-atleta Arnaldo Poffo Garcia, o Peixinho, além dos diretores e voluntários da entidade.

Fundada em 17 de dezembro de 1997, o Educando pelo Esporte tem como objetivo ocupar o tempo ocioso das crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, com atividades esportivas e sócio-educativas (palestras/rodas de conversas/viagens/auxilio pedagógico) nos horários contrários ao da escola.

Atualmente, são atendidas 240 educandos. A entidade se mantém com dinheiro proveniente de parcerias, doações e Festa da Batata e Festa das Nações, com a Barraca Estados Unidos, além da campanha da Nota Fiscal Paulista. A Associação Educando Pelo Esporte é presidida por Ivan Lopes da Silva.