Aconteceu na manhã deste domingo (2) a cerimônia de abertura da 17ª edição da Copa Rocha Neto promovida pela Associação Atlética Educando do Pelo Esporte com parceria da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras). A competição reúne 66 equipes e centenas de participantes divididas nas categorias sub-9, sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17. O evento contou com a presença do prefeito Gabriel Ferrato e do secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), João Francisco Rodrigues de Godoy. Ambos enalteceram a organização do evento, o trabalho dos voluntários e desejaram boa sorte aos participantes. "O Educando pelo Esporte realiza um trabalho sério em nosso município valorizando a qualidade de vida de nossas crianças e adolescentes", destacou o prefeito. Houve ainda o juramento do atleta proferido por Leonardo Ramos da categoria sub-11 do Projeto Educando/Dois Toques e o pronunciamento do juramento dos pais e responsáveis por Eduardo Romanini, além do desfile das equipes participantes, presença de parceiros, diretoria e convidados. Um dos momentos mais emocionantes foi a homenagem concedida Dalila Cleopath Camargo Botelho de Moraes Toledo, fundadora do Instituto Equipav, pelo incentivo ao esporte. Ela recebeu das mãos dos diretores da entidade uma placa de agradecimento e esteve acompanhado pelos familiares. Durante a cerimônia de abertura, o prefeito anunciou a concessão e uso do espaço público onde está localizada a sede da entidade por 20 anos. “Queria anunciar oficialmente que concedemos esse espaço público, que é da Prefeitura, por 20 anos para a associação, para que eles possam receber mais recursos para continuar realizando esse magnífico trabalho. Fiz isso porque é fundamental para Piracicaba termos parceiros como vocês, que trabalham pelo futuro da cidade e das crianças. Tenho certeza que isso vai dar muitos frutos para nosso município”, completou. O projeto de lei número 8234, de 2 de julho de 2005, que conduz alteração da lei número 6043/2007, transfere o imóvel localizado à rua Francisco Alves com a rua Benedito Bonzon Penteado da classe de bens de uso comum do povo e incorpora a classe de bens patrimoniais do município de Piracicaba para posterior concessão de uso à Associação Altética Educando pelo Esporte. Estiveram participando ainda da cerimônia de abertura o secretário municipal de Trabalho e Renda, Sérgio Furtuoso e do deputado estadual Roberto Moraes. Estarão participando da edição deste ano da Copa Rocha Neto que começará pra valer no próximo dia 16 as seguintes associações: Associação Desportiva Meninos do Brasil Associação Garotos de Ouro/Jaraguá Centro de Treinamento Falcão 12 Clube Atlético Piracicabano/Esporte Futuro Clube dos Empregados da Caterpillar Escola de Futebol do São Paulo FC – unidade Piracicaba Clube Recreativo Sindicato dos Metalúrgicos Escola de Futebol Gol de Placa Escola de Futebol Planeta Boleiros Escolinha de Futebol Meninos da Vila Esporte Clube Rezende Estação Astúrias de Futebol de Base Jardim Primavera Esporte Clube Panorama Futebol Clube PDB/Parque Prezotto Projeto Águia Projeto +1 Novo Horizonte Reeducando Parque Piracicaba Secretaria de Esporte de Rio das Pedras Santa Terezinha/Esporte é vida Sindicato de Alimentação de Piracicaba União Água Branca União Trentina – Formando Cidadãos Vila Rezende Educando – Projeto Dois Toques Fundada em 17 de dezembro de 1997, o Educando pelo Esporte tem como objetivo ocupar o tempo ocioso das crianças e adolescentes de 7 a 17 anos, com atividades esportivas e sócio-educativas (palestras/rodas de conversas/viagens/auxilio pedagógico) nos horários contrários ao da escola. Atualmente, são atendidas 240 educandos. A entidade se mantém com dinheiro proveniente de parcerias, doações e Festa da Batata e Festa das Nações, com a Barraca Estados Unidos, além da campanha da Nota Fiscal Paulista. A Associação Educando Pelo Esporte é presidida por Ivan Lopes da Silva.