Foi oficialmente aberta nesta sexta-feira (6) a edição 2018 dos Jogos Escolares do Estado de São Paulo (Jeesp), maior competição poliesportiva estudantil da América Latina. O evento foi realizado no Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas e contou com representantes das 40 escolas estaduais participantes. No total, são aproximadamente 7,5 mil alunos inscritos nas modalidades de voleibol, futsal, handebol, basquetebol, tênis de mesa, xadrez e atletismo; masculino e feminino.
Durante a cerimônia de abertura, houve o desfile das delegações, entrada do fogo simbólico que foi conduzido pelo aluno Cauãn Gomes Santana, aluno do 9º ano da Escola Estadual Luiz Gonzaga de Campos Toledo e o juramento do atleta, por meio do aluna Lorena Garcia do 9º ano da escola Pedro Moraes Cavalcanti. Houve ainda apresentações de coreografia e ginástica ritmica e acrobática.
O secretário municipal de Esportes, Pedro Mello, destacou a importância das competições escolares para o convívio de pais, alunos e professores. “Espero que vocês possam fazer uma bela competição sempre com cooperação, superação e que façam amigos em uma disputa sadia”, destacou.
Representando o prefeito Barjas Negri, o secretário municipal de Administração, Erotides Gil, ressaltou que trata-se de um momento de compartilhamento entre os participantes. “Que todos possam ter uma boa participação, respeitando as regras, porém que seja um período de confraternização”, disse.
O dirigente Regional de Ensino de Piracicaba, professor Fábio Augusto Negreiros, ressaltou o esforço de todos na organização do evento. "Esse evento só foi possível graças a parceria com a Prefeitura Municipal, por meio das secretárias municipais, entre elas, a Selam. Não haverá uma juventude saudável sem a realização de competições como esta. Aproveite, a oportunidade e abram possibilidades", enalteceu.
Estiveram participando ainda do evento subinspetor da Guarda Civil, Narzi Novaes, vereadores Pedro Kawai, Wagner Oliveira e André Bandeira e Eron Danelon, representando o deputado estadual Roberto Morais.
A competição é realizada pela Secretaria do Estado de Esporte, Lazer e Juventude e da Educação e organizada pela Diretoria de Ensino de Piracicaba com apoio da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Selam.