A 4ª edição da Feira da Empregabilidade recebeu a inscrição de 77 empresas, que vão oferecer pelo menos 2.000 vagas de emprego. O evento será realizado nos dias 26 e 27/06 pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur), levando oportunidades para todos os trabalhadores, desde pessoas em busca do primeiro emprego, aprendizes, estagiários, estudantes, pessoas com mais de 50 anos, entre outros. Este ano, a feira também terá um espaço para imigrantes e refugiados, com intérpretes e atendimento direcionado para o recebimento de currículos.

A iniciativa da Semdettur tem a missão de conectar, engajar, empregar e qualificar as pessoas para o mercado de trabalho, com o objetivo de oferecer oportunidades para todos os trabalhadores, de forma igualitária, facilitando o acesso a vagas de emprego em diversas áreas, como o turismo, serviços, comércio, indústria, agronegócio, startups e empreendedores diversos.

4ª Feira da Empregabilidade terá vagas para todos os trabalhadores, de aprendizes a PCD e imigrantes

Essa é a quarta edição do evento, que já teve a participação de 125 empresas e instituições, oferecendo mais de 5.000 oportunidades de emprego nas três edições anteriores. Quase 10 mil pessoas participaram dos eventos.

“Por meio da feira podemos reunir, no mesmo espaço, candidatos que precisam de emprego e empresas que têm essa oferta, e que muitas vezes têm dificuldade de encontrar trabalhadores para preencher essa lacuna. Ações como essas são importantes também para auxiliar pessoas que estão com dificuldade de recolocação no mercado, de conseguir o primeiro trabalho, ou mesmo de estagiar. Destacamos que a oportunidade será para todos os públicos: primeiro emprego, estudantes, PCD, 50+, mulheres, além do espaço para imigrantes e refugiados”, destacou o secretário da Semdettur, Euclides Libardi.

ESPAÇO PARA IMIGRANTES – O Comitê Municipal de Atenção e Promoção aos Direitos Humanos de Imigrantes, Refugiados e Apátridas (Migra-Pira) iniciou neste mês as suas atividades e uma das primeiras articulações será um espaço para imigrantes e refugiados na 4ª Feira de Empregabilidade. No local, haverá intérpretes e atendimento direcionado para o recebimento de currículos, cadastro e orientações dos estrangeiros, que serão orientados por agentes da Polícia Federal, Receita Federal, Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Conare (Comitê Nacional para os Refugiados).

4ª edição da Feira da Empregabilidade será no Engenho Central

O espaço foi viabilizado com o apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), responsável pela coordenação do Comitê Migra-Pira, para a participação de imigrantes e refugiados, que terão a chance de buscar por vagas de emprego com as empresas participantes.

De acordo com Larissa Bedo, coordenadora de Direitos Humanos da Smads, o Comitê visa contribuir para um processo migratório digno por meio de ações intersetoriais em combate à xenofobia e a criação de políticas públicas de inclusão e inserção social. “Pensando nisso, encontramos nessa feira, a chance de auxiliar o imigrante a encontrar uma porta para o mercado de trabalho”, explica.

EVENTO – A 4ª Feira da Empregabilidade vai acontecer em dois galpões do Engenho Central, localizado na Avenida Doutor Maurice Allain, 454, na Vila Rezende, entre 9h e 15h dos dias 26/06 (quarta-feira) e 27/06 (quinta-feira).