Com muita alegria e disposição, foi aberta oficialmente nesta quarta-feira (14) a 7ª Olimpíada Municipal da Terceira Idade, realizada pela Prefeitura Municipal e organizada pela Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), em parceria com os grupos de Terceira Idade. O objetivo do evento é valorizar e estimular a prática esportiva, como fator de promoção de saúde e bem estar, resgatando a auto-estima para melhor convívio social de pessoas idosas.

O evento foi realizado no Mini-Ginásio Garcia Neto que ficou praticamente lotado. Após o desfile das delegações e pronunciamento das autoridades, aconteceu a entrada do fogo simbólico conduzida pela atleta Neusa Aparecida de Moraes – representante do Grupo Cidade Alta e acendimento da Pira Olímpica. Em seguida, houve o juramento do atleta feita pela atleta Helena Mizuhira do grupo Nipo Brasileiro.

O secretário municipal de Esportes, Pedro Mello, agradeceu a presença de todos e ressaltou que Piracicaba se sente orgulhosa em contar com atletas da Terceira Idade. “São pessoas com vitalidade, determinação e verdadeiros exemplos de vida. Esperam que vocês façam uma bela competição e promovam ainda uma socialização”, enalteceu.

A primeira dama do município e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sandra Negri, que na ocasião representou o prefeito Barjas Negri, promoveu a abertura oficial do evento e desejou tudo de melhor na competição para todos os atletas. “Vocês participam de qualquer tipo de competição sempre com muito ânimo, disposição, além de esbanjarem saúde e alegria”.

Após a retirada das delegações, aconteceu o concurso e Miss e Mister. Nesta quinta e sexta-feira serão realizadas as disputas de Bocha, Tênis de Mesa e Malha.

Serão 15 modalidades em disputa com a participação de 21 grupos da cidade com cerca de 600 atletas, tendo seus integrantes idade mínima de 50 anos completados em 2011 ou idade superior. Os três primeiros colocados de cada modalidade receberão medalhas e os três primeiros na classificação geral troféus.

As modalidades em disputa são: Atletismo Masc/Fem, Bocha Misto, Buraco Misto, Damas Masc/Fem, Dança de Salão Misto, Dominó Misto, Malha Misto, Miss e Mister Misto, Natação Masc/Fem, Quimbol Misto, Tênis de Mesa Masc/Fem, Tranca Misto, Truco Misto, Voleibol Masc/Fem e Xadrez Masc/Fem

As competições serão realizadas nos seguintes locais: Ginásio Municipal Waldemar Blatkauskas, Mini Ginásio Garcia Neto, Ginásio da Paulicéia, Cancha de Malha do Ginásio do Prezotto, Pista de Atletismo e Piscina Aquecida do SESI (Vila Industrial), Clube da Associação dos. Funcionários Públicos, Clube Palmeiras e Clube Cristóvão Colombo.

O evento conta com apoio também da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), SESI, Associação dos Funcionários Públicos Municipais, Clube Cristóvão Colombo, Fundo Social de Solidariedade e o Banco Luso Brasileiro.