Com mudança do Terminal Vila Sônia, trânsito sofre alterações
A partir de domingo, 4/12, o Terminal Vila Sônia será transferido para uma unidade provisória, que funcionará na avenida Euclides Figueiredo, entre as ruas Altino Arantes e Fernando Prestes (a cerca de 450 metros do atual), para início da construção do novo terminal. Durante esse período, esse trecho da Euclides Figueiredo permanecerá fechado para o trânsito, sendo utilizado somente pelos coletivos. O motorista que vem sentido rodovia Hermínio Petrin-Vila Sônia deverá desviar pela Altino Arantes, seguir pela rua Fábio da Silva Prado e retornar à Euclides Figueiredo.

Maquete do novo Terminal da Vila Sônia
O secretário de Trânsito e Transportes, Jorge Akira, explicou que a sinalização foi reforçada no local e haverá acompanhamento dos agentes de trânsito durante a transferência. “As obras viárias no entorno do novo Terminal foram finalizadas, restando pequenas adequações, o que dá fluidez ao trânsito. Além disso, o cruzamento das avenidas Euclides Figueiredo e Corcovado terá um semáforo para reforçar a segurança de motoristas e pedestres no local”, explicou.
O local provisório vai funcionar com o mesmo formato de integração do TVS e dos outros terminais da cidade. Os usuários do transporte coletivo terão acesso aos mesmos serviços já oferecidos, com funcionamento das 4h50 à 0h e 14 linhas atendidas, seguindo os mesmos horários e trajetos nos bairros de ação. Funcionarão no local bilheterias, banheiros masculino e feminino, posto da Guarda Municipal, catracas de entrada e de saída e bebedouros. O local contará com oito baias de estacionamento das linhas, com cobertura junto aos boxe de embarque e na área de banheiros e bilheteria, em uma extensão de 140 metros ao longo da avenida Euclides Figueiredo.
O NOVO TVS – A transferência do serviço é necessária para o início das obras do novo Terminal Vila Sônia, que será construído no mesmo local onde funciona atualmente, mas com uma nova estrutura, que passará de 5.000 m² para 10.207 m2. Ele contará com 13 baias para embarque e desembarque, área de estacionamento de ônibus reserva, refeitório para motoristas e demais funcionários, banheiro familiar, bilheterias e bebedouros. A previsão de conclusão dos serviços é para junho de 2017 e o investimento é de R$ 6,7 milhões.
O prefeito Gabriel Ferrato explica que o novo TVS faz parte do plano dos Corredores de Ônibus, que tem como objetivo investir em melhorias no transporte coletivo da cidade e gerar mais comodidade ao usuário. “O novo Terminal Vila Sônia terá uma estrutura maior e melhor, permitindo conforto para quem utiliza o transporte público, além de melhoria no serviço, com a implantação dos corredores preferenciais de ônibus”, destaca.
Akira explicou que o local terá um projeto arquitetônico diferenciado, que será aplicado futuramente nos terminais Piracicamirim e Pauliceia. “Esse novo conceito de investimento irá proporcionar qualidade no transporte coletivo desde o embarque, diminuindo o tempo de viagem e ampliando o número de usuários”, explicou.
Inaugurado em dezembro de 1993, o prédio do TVS passou por algumas intervenções na estrutura e piso, reformas e manutenções, porém, esta será a primeira grande obra de reformulação. O TVS atende cerca de 89 mil usuários/mês.
Varejão Vila Sônia também migra para novo endereço
O Varejão Vila Sônia, que acontece em frente ao Terminal, na avenida Corcovado, também vai mudar de endereço durante a obra de remodelação do TVS. De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), a mudança ocorrerá a partir da sexta-feira, 9/12, quando o atendimento passará para a rua Dino Bueno, entre as ruas Brigadeiro Eduardo Gomes e Fabio da Silva Prado. Os dias e horários permanecem os mesmos: às quartas-feiras, das 6h às 11h, e às sextas-feiras, das 13h às 17h.
