Evento movimentou o ginásio do Sesc, no sábado, 18/5, e foi encerrado com minifestival de ginástica rítmica popular
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), em parceria com o Sesc Piracicaba, organizou evento festivo no último sábado, dia 18/5, para comemorar os 35 anos do PDB (Programa Desporto de Base) e da Ginástica Rítmica Popular.
Na abertura do evento a mesa foi composta pela supervisora do setor esportivo do Sesc Piracicaba, Cintya Girio, pelo representante do Cref-4/SP, professor Humberto Aparecido Panzetti e pela secretária da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca, que destacou a importância do evento como um marco para ser lembrado de um programa que tem potencial para se perpetuar por muitos anos.
“Essa iniciativa tem como base as comemorações dos 35 anos do PDB e da Ginástica Rítmica Popular, como também a valorização do profissional da Educação Física que representa a Secretaria de Esportes e faz os atendimentos ao cidadão. Que não nos falte a paixão pelo que fazemos e a coragem para fazê-lo em meio a tantos desafios que surgem no dia a dia”, ressaltou Branca.
Em seguida, houve apresentação da mesa temática Projeto Desporto de Base e o Lúdico como Recurso Pedagógico na Iniciação Esportiva: o caso da ginástica rítmica popular, sob o comando da professora Pamela Gonelli, que fez a intermediação entre o público participante, convidados e os palestrantes, a professora Roberta Gaio, o professor Wagner Wey Moreira e a professora Ida Carneiro Martins.
Roberta Gaio destacou a parceria da Selam e disse que a trajetória do Projeto da Ginástica Rítmica Popular teve início como um trabalho de extensão que aos poucos ganhou notoriedade para chegar à comunidade, por meio da Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba), e assim tornou-se um programa que já dura 35 anos. “Agradeço a Selam pela parceria, muito feliz por esse evento e esse momento.”
Wagner Wey Moreira, que com o professor Ídico Luiz Pellegrinotti e José Carlos Callado Hebling, foi um dos idealizados pelo PDB (Programa Desporto de Base), contou que, como toda novidade, o PDB causou estranheza de algumas pessoas naquela época que acreditavam que o projeto acabaria com o esporte na cidade. “Após 35 anos, o Programa Desporto de Base comprovou que Piracicaba é uma cidade esportiva, tanto que três anos após a sua criação, a cidade já contava com a formação de atletas vindos do PDB para representar o município em competições oficiais.”
Por sua vez, Ida Carneiro Martins disse que o PDB e a Ginástica Rítmica Popular são ações de política pública de grande importância para o desenvolvimento esportivo das crianças.
Na continuidade da programação, houve o lançamento do livro Ginástica Rítmica Popular: esporte, educação e participação, organizado por Roberta Gaio e publicado pela Editora Bagai e, homenagens aos professores que fizeram parte da história de 35 anos do PDB. No período da tarde, houve minifestival de Ginástica Rítmica Popular, que reuniu cerca de 400 alunas de várias escolas e de programas de Ginástica Rítmica do município de Piracicaba que trabalham com o desenvolvimento da modalidade.