Portal do Município de Piracicaba

Com fila de espera zerada, Prefeitura realiza nova etapa da entrega de aparelhos auditivos

Após espera que chegou a 5 anos, pacientes recebem aparelho 4 meses após exame

Por CCS / Publicado em 25/11/2025
Tempo de leitura: 4 minutos.
A imagem mostra uma sala com várias pessoas sentadas em cadeiras, parecendo uma sala de espera ou de aula. No primeiro plano, uma mulher com cabelos pretos e óculos está examinando o ouvido de outra mulher com cabelos loiros. A mulher loira está de pé e virada de lado, permitindo que a outra mulher tenha acesso ao seu ouvido. Várias outras pessoas, a maioria idosos, estão sentadas nas cadeiras ao fundo, observando a cena ou esperando sua vez. Há uma lousa verde em uma das paredes e uma porta dupla ao fundo. A iluminação sugere um ambiente interno durante o dia.
Vera Lúcia Trujillo foi uma das pacientes que recebeu aparelho auditivo nesta terça-feira, 25

Entregas de aparelhos auditivos programadas pela Prefeitura de Piracicaba para novembro e dezembro vão garantir melhora auditiva para aproximadamente 1.000 pacientes em 2025. A espera que para alguns chegou a cinco anos, agora é de apenas alguns meses.

A imagem mostra um grupo de pessoas, predominantemente idosos, sentadas em cadeiras em uma sala. Na frente da sala, sobre uma mesa, há várias caixas vermelhas e brancas abertas, contendo certificados. Há também sacolas brancas de presente e outros documentos espalhados pela mesa. As pessoas na plateia parecem atentas, com algumas olhando para a frente, onde provavelmente está o orador ou o objeto da apresentação. O ambiente sugere um evento comunitário, uma palestra ou a entrega de algum tipo de benefício.
Até dezembro serão entregues aproximadamente 1.000 aparelhos auditivos

“Foi tão rápido que me surpreendeu positivamente”, conta Vera Lúcia Alves Trujillo, de 65 anos, que recebeu na terça-feira, 25, aparelhos para os dois ouvidos após espera de aproximadamente 4 meses. Moradora do bairro Vila Independência, ela conta que zumbidos constantes atrapalhavam seu cotidiano. “É horrível a sensação de não entender as palavras que as pessoas falam. Para assistir televisão, o volume precisava ficar mais alto e isso incomodava meu marido,” relata. O resultado foi comemorado. “Muita gente fala do SUS, mas o atendimento e a rapidez foram muito bons”.

A imagem mostra uma mulher loira de meia-idade, sorrindo para a câmera. Ela está vestindo uma blusa branca com detalhes em renda nas mangas e no peito. Seus cabelos são curtos e levemente ondulados, com um tom acobreado. Ela usa brincos dourados em formato de argola. Ao fundo, há uma cortina escura com listras verticais, e uma parede azul com uma faixa colorida na parte inferior. A mulher está segurando uma sacola de presente branca com o logotipo "EAR" em letras vermelhas. Sua mão direita está apoiada na sacola, e ela usa uma pulseira verde no pulso. A iluminação parece ser natural, vindo de uma fonte de luz à sua direita.
Rapidez na entrega surpreendeu positivamente a paciente Vera Lúcia

Artur Piedade Amaral, de 79 anos, também recebeu os aparelhos na segunda-feira. Ele conta que os problemas de audição se agravaram há aproximadamente 10 anos. “Ouvia e não conseguia entender o que as pessoas falavam. Para assistir futebol, era só barulho, não entendia nada”, relata. Ele também comentou sobre situações que atrapalhavam a convivência com a família e com amigos, já que a comunicação estava prejudicada. “Agora está ótimo, estou feliz”, conta.

A imagem em close-up mostra um homem idoso com cabelos brancos e pele enrugada, olhando para a câmera com um leve sorriso. Ele está vestindo uma camiseta azul clara e tem óculos pendurados em seu pescoço. O fundo está desfocado, mas parece ser um ambiente interno, possivelmente uma sala de reuniões ou um salão de eventos, com outras pessoas e cortinas escuras visíveis.
Artur Piedade Amaral ficou feliz em receber os aparelhos auditivos

A ação integra programa da Secretaria de Saúde para zerar filas em consultas, exames e procedimentos.

A entrega e orientação sobre os aparelhos acontece no Centro de Especialidades Médicas, o Postão, e o investimento na aquisição dos aparelhos supera os R$ 3 milhões.

Todo o processo até a entrega do aparelho auditivo começa na Atenção Básica: o paciente passa por consulta com clínico geral, encaminhamento ao otorrinolaringologista e exame de audiometria, que confirma a necessidade do dispositivo.

A secretária-executiva de Atenção Primária e Secundária, Daniela Andrade, conta que a fila somava, em fevereiro deste ano, 1.076 pessoas, muitas desde 2019. “A entrega começou pelos casos mais graves e prioritários e segue de forma gradativa”, afirmou.

ATENDIMENTO ESPECIALIZADO – As entregas são feitas pelo setor de Fonoaudiologia do Centro de Especialidades Médicas (CEM), o Postão, no Centro. Para viabilizar as quase 1.000 entregas até dezembro, a Secretaria de Saúde realizou mutirões de exames de audiometria desde março.

O vice-prefeito e secretário de Saúde, dr. Sergio Pacheco fala sobre os ganhos do uso do aparelho auditivo. “Melhora a qualidade de vida e a interação social, além de permitir que a pessoa participe de atividades em grupo, use o telefone, assista televisão. Cumprimos nosso compromisso de zerar a fila”.

A fonoaudióloga da rede municipal Laura Meneghelli reforça os ganhos proporcionados pela iniciativa. “O paciente volta a ouvir a campainha, o netinho, a esposa. Isso impacta diretamente na qualidade de vida e na saúde integral.”

Um convênio do município com o Ministério da Saúde e regulação do Governo do Estado atendia apenas dez pacientes por mês em Piracicaba. “Agora vivemos um momento muito bom, porque além de atender a demanda reprimida, o município está garantindo que a fila não volte a existir”, complementa a fonoaudióloga.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.