Experiências foram baseadas em atividades feitas no curso interdisciplinar em ciências, da Ufscar
Fotos: Enviadas pela escola
A Escola Municipal Professor Mário Boscolo realizou no dia 6/10, a Feira Cultural, com experimentos e exposições de trabalhos realizados pelos alunos com orientação dos professores. Segundo a coordenadora Alessandra Maistro, as experiências foram baseadas nas aulas do curso interdisciplinar de formação continuada para professores, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), que se encerra em dezembro, com entrega dos certificados.
"Compartilhamos o conhecimento adquirido no curso com os demais professores para que realizassem os experimentos com seus alunos", contou Alessandra. Alunos do 3º, 4º e 5º anos desenvolveram experimentos com plantas, sementes, uso de substâncias como bicarbonato, corante, detergente, água oxigenada, entre outros. Já os alunos do 2º ano expuseram trabalhos com materiais recicláveis, e os do 1º ano, trabalharam com alimentação saudável em parceria com uma estagiária de nutrição da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), que mediu o Índice de Massa Corporal (IMC) das pessoas presentes e deu dicas de saúde.
Para a diretora Vanise Frasneli Maluf, a feira é um momento muito importante para os alunos, uma vez que eles desenvolvem habilidades e são instigados a aprender cada vez mais. "Eles se sentiram importantes e viram seus trabalhos sendo valorizados pelos próprios pais, que ficaram orgulhosos", diz ela.
FORMAÇÃO – O curso interdisciplinar de formação continuada para professores, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar), em convênio com a Secretaria Municipal de Educação (SME), teve início em março de 2015, com 80 horas de aulas divididas em 18 módulos, com término em dezembro deste ano. Cerca de 108 profissionais da rede estão participando.
Os módulos envolvem ensino de matemática, astronomia, história, geografia e geopolítica, além de física, química e biologia. Foram realizadas visitas ao Observatório de Brotas e na Sabina Escola Parque do Conhecimento e Planetário Johannes Kepler em Santo André.
No mês de agosto, as professoras realizaram experimentos nos laboratórios da Escola Técnica Cel. Fernando Febeliano da Costa (ETEC); em setembro, as atividades foram realizadas na SME, com aulas de biologia e fisiologia humana, com os temas sistema respiratório e digestório.
Quarta-feira, 26/10, as professoras foram à Universidade Metodista de Piracicaba. Segundo o coordenador do curso, Alexandre Cavagis, foram realizadas visitas aos laboratórios de biologia, microscopia, microbiologia, química e bioquímica e anatomia. "O curso está sendo muito proveitoso, com várias atividades práticas e visitas externas. Em novembro, teremos a oficina de incrustação em resina", diz Cavagis.
"O curso é de grande importância, tanto para nós, professores, quanto para os alunos, pois alguns dos experimentos que aprendemos aqui, levamos para a escola. Elas ficam motivadas para realizar algo novo e mostrar aos pais", contou a professora Mayra Aparecida Satolo Carraro, da E.M. Profº Mário Boscolo.
Fotos da Feira Cultural da E.M. Profº Mário Boscolo, enviadas pela escola
_____________________________________________________________________
Fotos da visita aos laboratórios da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), referente ao
curso interdisciplinar em ciências, da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar)
Fotos: Fernanda Schmidt