Equipes das secretarias municipais permaneceram durante todo o dia de hoje (30) percorrendo ruas, escolas, unidades básicas de saúde e estabelecimentos públicos para recuperar os estragos provocados pelo ciclone de ontem (29).

No início da tarde, o prefeito Barjas Negri assinou o decreto que institui “Situação de Emergência” no município. Com efeito de 60 dias (prorrogáveis por até 180), a situação de emergência é o reconhecimento do poder Público de uma situação anormal, provocada por desastres, causando danos superáveis pela comunidade afetada. Diferencia-se o Estado de Calamidade Pública porque não há risco de morte. O próximo passo é a elaboração da Notificação Preliminar de Desastre, que será encaminhada às defesas civis do Estado e da União, detalhamento os prejuízos e solicitando auxílio financeiro para a recuperação das áreas afetadas.

Funcionários das secretarias de Obras e Defesa do Meio Ambiente trabalharam durante todo o dia na retirada de árvores e recuperação de vias.

Nas escolas municipais e unidades de saúde, o atendimento transcorreu normalmente. Não houve interrupção em nenhuma unidade.

Até o final da tarde de hoje, o 156 da Prefeitura registrou 319 atendimentos, em sua maioria pedidos para corte e retirada de árvores. Mais de 250 funcionários continuam trabalhando na recuperação, tendo 44 caminhões de apoio.

Abastecimento de água

O abastecimento continua comprometido na região do Cecap e Boa Esperança, devido à falta de energia elétrica na Estação Elevatória de Água Tratada Dois Córregos – onde fica a casa de bombas que abastece toda esta região. Não há previsão, por parte da concessionária CPFL, para a normalização do fornecimento de energia elétrica.

A normalização completa do abastecimento depende do fornecimento de energia elétrica. O Semae solicita a colaboração da população, no sentido de economizar água durante os próximos dias.

Continua com o abastecimento comprometido os bairros Glebas Natalinas, Parque Chapadão, CECAP, Jardim Eldorado, Taquaral, São Francisco, Santa Rita, Santa Inês e regiões próximas/ Balbo, Boa Esperança, Vila Sônia, Javary, São Luís, Santana, Santa Olímpia, Vila Belém, e regiões próximas.