Com queda de 63,5% no número de exames coletados e de 85,96% de novos casos positivos, a Secretaria de Saúde vai alterar o atendimento nos Centro de Testagem por demanda espontânea para investigação epidemiológica de Covid-19 e contactantes no CRAB (Centro de Referência da Atenção Básica) Piracicamirim e Santa Terezinha que, a partir de segunda-feira, 17/04, atenderão apenas de segunda e quinta-feira, das 17h às 20h, e não mais todos os dias da semana.
Segundo dados do Departamento de Atenção Básica (DAB), na semana de 20 a 24/03 os CTs Covid-19 coletaram 392 exames com 57 novos casos registrados; na semana de 27 a 31/03, foram 322 coletas e 46 novos casos; na semana de 03 a 06/04 foram 190 exames e 17 novos casos; nesta semana, de 10 a 13/04 foram 143 coletas e apenas oito casos positivos para a doença.
"Seguimos monitorando os casos da doença diariamente e, se houver necessidade, reabriremos outras unidades para realização dos testes na população. Neste momento, devido à baixa procura, faremos a alteração em datas e horários das coletas para otimizar o atendimento", disse Filemon Silvano, secretário de Saúde.
Para ter acesso ao teste rápido, a pessoa deve procurar qualquer um dos Centros de Testagem com documento pessoal com foto e CPF. Farão o teste as pessoas que apresentarem sintomas gripais e respiratórios ou que tiveram contato com alguém suspeito/positivo para a Covid-19.
Em caso de resultado positivo, a pessoa será devidamente orientada pela equipe da unidade quanto aos sintomas, tratamento e isolamento. Caso o paciente precise de atestado médico, ele será encaminhado para atendimento em uma das quatro UPAs da cidade.