A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes (Semuttran), retoma em 03/03 as atividades do Centro Infantil de Educação para o Trânsito (Ciet), com aulas ao ar livre, uso de máscara e intensificação de higiene, conforme estabelece decreto municipal 19.023/22, devido à pandemia.

As escolas públicas e privadas, além de entidades em geral, já podem se agendar para participar das atividades. O agendamento deve ser feito pelo telefone (19) 3433-0328, das 8h às 11h30 e das 12h30 às 16h. A ficha de cadastro, termo de compromisso e mais informações estão disponíveis no site da Semuttran (http://www.semuttran.piracicaba.sp.gov.br/agendamento.aspx).

O Ciet fica ao lado do Parque da Rua do Porto, onde existe uma mini cidade que simula o trânsito

O Ciet fica ao lado do Parque da Rua do Porto, onde existe uma minicidade que simula o trânsito. As atividades desenvolvidas são pensadas conforme a faixa etária das crianças e têm por objetivos orientar sobre a promoção da segurança de todos. “O Ciet visa desenvolver uma tarefa muito importante que é a de conduzir a nova geração para a formação consciente do cidadão, com atividades e comportamentos de respeito consigo mesmo e com o próximo”, explica a titular da Semuttran, Jane Franco de Oliveira.

O chefe de Educação e Segurança no Trânsito da Semuttran, Ricardo Piton, avalia que a retomada das atividades do Ciet será uma nova fase. “Estamos há dois anos apenas realizando palestras externas e vai ser muito bom voltar a receber as crianças no Ciet. Vamos realizar todas as atividades teóricas e práticas ao ar livre. É uma nova fase e estamos prontos para ela”, afirma.

Jane lembra ainda que cada aula teórica terá a participação de, no máximo, 35 crianças.

O CIET – As aulas teóricas desenvolvidas no Ciet são pensadas de acordo com a faixa etária das crianças e trabalham temas como sinalização, meios de transportes, segurança (uso obrigatório do cinto), valorização e respeito à vida. “O nosso objetivo é orientar as crianças sobre segurança no trânsito por meio de ferramentas lúdicas”, complementa Piton.

Na parte prática, acompanhados de motoristas/monitores, os alunos conhecem a minicidade, na condição de passageiros, dentro de mini buggys e caminham como pedestres, entendendo o papel de cada setor na segurança no trânsito.

No local existe uma minipista, com todas as sinalizações, placas indicativas e informativas, semáforos e faixas de segurança para pedestres. Uma minicidade que encanta e prende a atenção de todas as crianças. Para receber as crianças, a Semuttran realiza reforço na sinalização do local.

Para receber alunos, Semuttran reforça sinalização do Ciet

PROTOCOLO SANITÁRIO – Para que o retorno das aulas práticas ocorra com segurança, o Ciet realizará uma série de ações de sanitização dos ambientes. Haverá limpeza frequente dos banheiros, espaço e superfícies compartilhadas entre alunos, professores e funcionários do Centro e higienização permanente dos bebedouros.

Será obrigatório o uso de máscaras de proteção para crianças, professores e colaboradores e será disponibilizado álcool em gel em todas as dependências do Ciet. As aulas práticas e teóricas serão realizadas ao ar livre, respeitando os protocolos da Vigilância Sanitária.