Está tudo preparado! Piracicaba participa nesta quarta-feira (31) do Dia do Desafio (23º participação consecutiva) e, por isso, a Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) em parceria com o Sesc – unidade Piracicaba elaborou uma vasta programação com diversas atividades em diferentes locais do município, com destaque para Praça Jose Bonifácio, Sesc, secretarias municipais e PSFs (Programa de Saúde na Família).

As atividades terão inicio às 7h com a chegada do Tiro de Guerra (caminhada saindo TG-02/028) que fará a abertura oficial do evento com atividade de “Ordem Unida” na Praça José Bonifácio, cuja programação segue até o início da noite com caminhada, macroginástica, vôlei integrativo, yoga, ginástica, brinquedos do projeto Lazer no Parque e aula de ritmos. Outras atividades serão realizadas em diversos pontos do município com inúmeras adesões da sociedade organizada, entidades e associações.

Ainda na Praça José Bonifácio, das 8h às 11h, o curso de fisioterapeuta da Unimep promoverá o circuito de saúde com aferição de pressão arterial, medidas de peso e altura para cálculo de IMC (Índice de Massa Corporal) e medida de circunferência abdominal, além de orientações sobre alterações posturais e doenças crônicas como hipertensão e diabetes.

Outra novidade para edição deste ano será o Big Bike Challenge (Grande Desafio de Bicicleta). A partir das 8h com prosseguimento durante todo dia, duas bicicletas ergométricas serão disponibilizadas na Praça José Bonifácio com acompanhamento de um professor de educação fisica. “O desafio tem o objetivo de alcançar a maior quilometragem possível pelos participantes independente de faixa etária ou sexo. Todos podem participar”, explicou Alexandre Nascimento, do setor de eventos da Selam. A atividade contará com a parceria da academia Bio Rtimo.

Ainda no periodo da manhã será realizado um rapel em uma das torres da Catedral de Santo Antônio com integrantes do Corpo de Bombeiros de Piracicaba.

Além disso, em outro locais do município como as secretárias municipais de Agricultura e Abastecimento, Transportes Internos, Desenvolvimento Social, Semae, além do Centro Cívico, Diretoria de Ensino, Coplacana, Lar Betel, Clube da Lady, aulas de ginástica ao vivo nas rádios Educativa (8h30) e Jovem Pan News (10h), Lar dos Velhinhos, Casa Bonsai, Santa Casa e Sesc.

A edição deste ano coloca frente a frente a cidade de Piracicaba e São José dos Campos, no Vale do Paraíba. A população piracicabana vem participando ativamente do Dia do Desafio mediante adesões de grupos organizados, participações individuais e eventos programados pela Prefeitura Municipal, por meio da Selam e do SESC local. Em 2016, 61,14% da população piracicabana, segundo cálculos do Sesc, o que representou 222.907 pessoas, fizeram algum tipo de atividade física, sendo rotineiras ou mesmo especialmente realizadas para o evento.

O Dia do Desafio foi criado no Canadá na cidade de Saskatoon e vem sendo difundido mundialmente pela Tafisa-Trim & Fitness International Sport for All Association e no Continente Americano pelo Sesc São Paulo. Realizado anualmente, sempre na última quarta-feira do mês de maio, o Dia do Desafio propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem qualquer tipo de atividade físico-esportiva.

É muito simples participar da campanha de incentivo à pratica regular de atividades físicas. Basta ficar atento à programação e escolher a atividade que vai participar. Neste dia, vale praticar qualquer tipo de atividade física como caminhada, ciclismo, corrida, exercícios em empresas, gincanas, natação, entre outras modalidades.

No entanto, o participante ou grupo organizado não podem se esquecer de registrar sua participação, no caso de Piracicaba, pelo telefone 156 – Serviço de Informações à População (SIP) da Prefeitura Municipal, das 6h às 21h, telefones da Selam 3403-1266 e 3403-1263, e-mail selam@piracicaba.sp.gov.br, página do facebook (Dia do Desafio Piracicaba – 2017), além do próprio Sesc 3437-9292. O registro é importante para que a cidade alcance um grande número de adesões que contarão pontos para o resultado final. Vale ressaltar, que é necessária a identificação do nome da pessoa, bairro e qual atividade foi praticada.