Há 30 anos, Secretaria de Esportes apoia participantes na maior corrida de rua do país

Parte dos atletas que representa Piracicaba na 98ª edição da Corrida Internacional de São Silvestre

A Corrida Internacional de São Silvestre chega em sua 98ª edição na manhã do próximo domingo, dia 31/12, na cidade de São Paulo. A prova, que é a mais tradicional do Brasil, conta com a participação de 35 mil inscritos que vão percorrer os 15 quilômetros pela região central da capital paulista. Piracicaba será representada por 27 atletas, que terão apoio da Prefeitura fornecendo o transporte, por meio da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), serviço que acontece há 30 anos consecutivos.

Um dos representantes do município na edição 2023 da São Silvestre é o atleta José Antonio Teixeira Leite, o Preté, de 74 anos de idade, que estará na 34ª participação consecutiva na tradicional prova do circuito brasileiro. O corredor piracicabano completará 1.340 corridas e mais de 61 mil quilômetros percorridos entre treinamentos e corridas, desde que iniciou nesta atividade em dois de fevereiro de 1986.

Quem também chega forte para a 98ª São Silvestre é o atleta Natan Pereira da Costa, que vai em busca de sua melhor marca pessoal na prova. O corredor de 45 anos é um exemplo de superação, pois há seis anos ele venceu o sedentarismo, o vício do cigarro e hoje esbanja saúde e disposição para treinar diariamente, mesmo quando cumpre uma jornada de trabalho de 36 horas como vigilante. “Percebi que os exercícios eram fundamentais para a minha qualidade de vida e, desde então, a corrida de rua faz parte de minha rotina”, contou Costa.

Patrícia Aparecida dos Santos, de 49 anos, está em sua quinta participação na Corrida Internacional de São Silvestre e acredita que o objetivo maior é a celebração da vida, na presença dos amigos, nesta que para ela é a mais importante prova do ano. “Agradecemos a Selam por providenciar transporte e apoiar os atletas que serão os representantes de Piracicaba nesse tradicional circuito de rua do país”, comentou.

Para Edison Vergílio Ponchio, de 81 anos, o maior desafio é vencer os primeiros 13 quilômetros para depois encarar a subida da avenida Brigadeiro Luís Antônio, que é sempre um dos obstáculos a serem vencidos pelos competidores. “Esta será minha décima participação e é sempre um orgulho, pois sei que são poucos os corredores na minha faixa de idade”, disse.

EM FAMÍLIA – Para as irmãs Maria das Dores Ramos Coelho Soares, de 60 anos, e Maria de Lourdes Ramos Ferreira, de 69 anos, a estreia na Corrida Internacional de São Silvestre é um sonho de família, que em breve, será realizado. As duas começaram juntas o desafio do pedestrianismo há 13 anos, em janeiro de 2010, e pouco tempo depois elas já disputavam as provas em Piracicaba. “Agora, é hora de enfrentar o desafio de cruzar a linha de chegada e trazer essa medalha para casa. Estaremos juntas para sentir essa sensação de nossa primeira São Silvestre.”, disse Maria das Dores.

As irmãs Maria das Dores e Maria de Lourdes Ramos,
estreia da família na 98ª edição da São Silvestre