Portal do Município de Piracicaba

Com apoio da Prefeitura, Semana do Lixo Zero recolheu mais 4 toneladas de eletroeletrônicos

Arrastão ecológico no bairro Santa Rosa, que também integrou programação, recolheu mais 2 toneladas de resíduos

Por CCS / Publicado em 03/10/2025
Tempo de leitura: 3 minutos.

Com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, foi encerrada no último domingo, 28/09, a programação da Semana Lixo Zero 2025. Durante nove dias, a cidade recebeu palestras, oficinas, ações educativas e culturais voltadas à conscientização ambiental, ao consumo responsável e à destinação correta dos resíduos.

A imagem mostra um homem e uma mulher em frente a um carro com o porta-malas aberto. Ambos estão segurando uma caixa de papelão cheia de itens. O homem, mais velho e de óculos, usa uma camisa polo verde e jeans. A mulher, sorrindo, veste uma camiseta branca e jeans. Ao fundo, há uma tenda inflável com o logo "greenelectron" e a frase "eletrônico não é lixo". A tenda é branca com detalhes em azul e verde, e tem um formato de arco. O cenário parece ser ao ar livre, com um céu azul e algumas árvores visíveis. A luz do sol sugere que é um dia claro.
Com apoio da Prefeitura, Semana do Lixo Zero recolheu mais 4 toneladas de eletroeletrônicos

A abertura da semana, realizada em 20/09, coincidiu com o Dia Mundial da Limpeza e contou com a coleta de resíduos eletroeletrônicos em seis pontos da cidade. O resultado superou as expectativas: foram arrecadados 4.320 quilos de equipamentos, incluindo TVs, computadores, celulares, tablets, impressoras, eletrodomésticos e pilhas. Todo o material foi encaminhado para logística reversa pela Green Eletron, empresa referência nacional na área.

No mesmo dia, o bairro Santa Rosa recebeu um arrastão ecológico com participação de voluntários, que recolheram 870 quilos de materiais pelo programa Catacacareco, 490 quilos de rejeitos, 179 quilos de recicláveis e 525 quilos de resíduos de galhos e podas de árvores. Os recicláveis foram destinados à cooperativa Reciclador Solidário, enquanto os resíduos de poda seguiram para o programa Tritura Pira, sendo reaproveitados por produtores rurais do município.

Na imagem aparecem três homens com uniforme laranjado, carregando um caminhão com restos de madeira. Dois homens estão embaixo no chão e o outro de boné recolhe os objetos. O caminhão está estacionado em uma rua e sobre ele aparece um árvore com poucos galhos.
Só de resíduos de galhos e podas de árvores foram recolhidos 525 quilos
A imagem mostra um grupo de voluntários limpando uma área externa, provavelmente um parque ou beira de estrada, em um dia ensolarado. Dois voluntários estão em primeiro plano, de costas para a câmera, ambos vestindo coletes verdes fluorescentes com a palavra "VOLUNTÁRIO" escrita nas costas. O voluntário à esquerda usa um boné vermelho e segura um saco de lixo grande e claro. O voluntário à direita usa um boné azul escuro e parece estar se preparando para juntar lixo com uma pá. Há outros voluntários ao fundo, também com coletes fluorescentes, trabalhando na limpeza. O terreno é coberto por grama seca e há árvores e uma estrada com sinalização ao fundo. Um poste de eletricidade com fios é visível à direita da imagem. A atmosfera geral sugere uma ação comunitária voltada para a preservação ambiental.
O bairro Santa Rosa recebeu um arrastão ecológico com participação de voluntários, que recolheram mais de 2 toneladas de resíduos

A Semana Lixo Zero foi uma organização da Associação dos Moradores do Bairro Santa Rosa, com realização da Prefeitura, Fatec Piracicaba, Cesac e Instituto Lixo Zero Brasil, além de patrocínio de Águas do Mirante, Hyundai, Pecege, Café Morro Grande e Acipi.

Teve apoio ainda de Semae, Instituto Federal Campus Piracicaba, Etec Fernando Febeliano da Costa, Projeto Semente do Hoje, Comsea, Sítio Casa Mato, Ecobrinquedoteca de Piracicaba, Cia do Panfleto, OAB Subseção Piracicaba, Tritura Pira, Oca Eco Ateliê, Pira No Plogging, GMEA, Pastoral da Ecologia Integral, Afascom, Comclima, Ambiental Piracicaba, Green Eletron, Rede Eco Vida, Movimento Tô Aqui, Clube Cultural Recreativo Nipo-brasileiro de Piracicaba, Iber e Centro de Convivência Intergeracional.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.