13ª edição foi apresentada em coletiva de imprensa, no Centro Cívico

A Festa do Vinho de Santana, tradicional evento do bairro trentino e do calendário do município, está de volta. A retomada da festa, que este ano chega à 13ª edição, foi oficializada na tarde de hoje, quarta-feira, 05/06, em coletiva de imprensa no Gabinete do Prefeito, no Centro Cívico. A festa, com organização da Associação dos Moradores de Santana e Circolo Trentino di Piracicaba e apoio da Prefeitura por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), acontece de 14 a 16/06, na praça e no salão de eventos de Santana, com comercialização de vinhos produzidos no bairro, comidas e danças típicas, entre outros atrativos.

Edivinia Vitti abre um vinho ao lado de Vera Negri

A coletiva de imprensa contou com a presença do prefeito Luciano Almeida, do titular da Semac, Carlos Beltrame, da secretária de Governo, Tássia Espego, junto à comitiva da A Festa do Vinho: Vera Negri, secretária do Circolo Trentino di Piracicaba, Eliete Vitti, da comissão organizadora e que comanda a cozinha, Maria Albertina, do setor de Cultura de Santana, Gabriela Bombak, presidente da Associação do bairro, a rainha da festa Edivania Vitti e Roberta Vitti, embaixadora da festa.

O prefeito Luciano Almeida destacou a importância da retomada da festa e o apoio da administração para a realização. “Ficamos felizes em poder resgatar esse evento – que tem história, não é só uma festa. É um evento feito com carinho e amor que a nossa população se acostumou a prestigiar. Tenho certeza que será um sucesso”.

Carlos Beltrame, da Semac, ao lado do prefeito Luciano Almeida e de Tassia Espego, do Governo

Na coletiva, o prefeito também mencionou o apoio à festa da Semob (Secretaria Municipal de Obras), da Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) e da Secretaria de Governo. “A última edição foi em 2019 e agora a festa volta com muito amor, trabalho e carinho envolvido”, afirma Tássia.

Já o secretário Beltrame ressaltou o empenho da comunidade de Santana em retomar a Festa do Vinho. “É uma festa linda e é com grande prazer que a secretaria e a Prefeitura colaboram com a manutenção da tradição trentina tirolesa. É importante a comunidade manter viva essa história”.

A rainha da 13ª edição, Edivania Vitti, lembrou que a festa começou em 2008 como um grande almoço apenas para os moradores do bairro e, devido ao sucesso imediato, já no ano seguinte tomou as proporções atuais do evento, que desperta o interesse e visita de toda a população piracicabana e pessoas da região. “A festa é um facilitador da cultura ao bairro, não apenas pela comida e danças típicas, mas pela questão do sotaque e a história. Estamos trabalhando duro para acontecer e será maravilhosa”.

Vera Negri, do Circolo Trentino, fala que esta edição vai resgatar os anos perdidos em que a festa não aconteceu. Segundo ela, cerca de 200 moradores do bairro colaboram para sua realização.

Prefeito recebe cesta de produtos típicos da rainha e da embaixadora da 13 edição
Prefeito recebe cesta de produtos típicos da rainha e da embaixadora da 13ª edição

VINHO E COMIDAS – Na 13ª Festa do Vinho, serão comercializados dois tipos de vinhos, para consumo no local, que são produzidos na própria cooperativa do bairro Santana: o tinto seco e o tinto suave (bordô). “Também terá opção de vinho branco, rosê e espumante, mas estes apenas para levar para viagem”. Suco de uva, também produzido na cooperativa, é outra opção de bebida típica.

Na parte das comidas, o carro-chefe é o chamado prato colonial, que segundo explica Eliete Vitti, que comanda a cozinha da festa e moradora do bairro há 30 anos, é um kraut (repolho) curtido em sal por 20 dias e que depois é servido acompanhado de bacon e costelinha defumada.

Festa comercializará comidas e bebidas produzidas no bairro Santana

Canedergli, Spaguetti, cuscuz tradicional, caçarola italiana e trufa de vinho são outros pratos típicos que serão comercializados na 13ª Festa do Vinho.

SERVIÇO – 13ª Festa do Vinho de Santana. Dias 14/06 (às 18h), 15/06 (19h30) e 16/06 (11h). Acesso pela Rodovia Hermínio Petrin (SP 308). Entrada gratuita. Comidas e bebidas serão comercializados no evento.