Atividade realizada pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e pela Secretaria de Esportes de São Paulo segue até sexta, 27/09

Secretária da Selam, conhecido por Branca, fala ao microfone na abertura de evento, no Sest/Senat.
Ela é branca, usa óculos e veste uma roupa nas cores cinza, azul e verde.
A secretária da Selam, Branca, destaca a importância do curso de capacitação

Com o apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), teve início na manhã de ontem, terça-feira, dia 24/9, na sede do Sest/Senat, o curso de Capacitação Técnica Paralímpica, que é realizado pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência e pela Secretaria de Esportes de São Paulo.

A solenidade de abertura contou com a presença da coordenadora de paradesporto da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Geiza da Silva, do prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, da secretária da Selam, Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca.

A coordenadora de paradesporto de São Paulo, Geiza Silva, fala ao microfone.
Ela é parda, estatura mediana, usa óculos e está vestindo roupa preta.
A coordenadora de paradesporto do Estado de São Paulo, Geiza Silva

Luciano Almeida disse que o curso de capacitação é uma iniciativa que tem o objetivo de oferecer as ferramentas necessárias para que os profissionais da área da Educação Física possam contribuir para a integração das pessoas com deficiência no município. “Podemos fazer a diferença e oferecer oportunidades iguais a todos”, ressalta Luciano.

Para Branca, a oportunidade de trazer o curso para Piracicaba demonstra, mais uma vez, o diferencial da Administração, que acredita no valor das parcerias que são significativas para atender as necessidades de todos os setores.

Geiza Silva destacou que a capacitação paralímpica é sempre bem-vinda para que os educadores possam levar a prática da inclusão para dentro das escolas, através das atividades físicas. “É preciso ter vontade para ajudar o próximo através do fomento do esporte paralímpico, que abre caminhos para os alunos, os paratletas e suas famílias.”

Durante a solenidade de abertura do curso de capacitação, a mesa também contou com a presença da coordenadora de Educação Física da Diretoria de Ensino Região de Piracicaba, Valéria Fernandes e do representante do Sest/Senat Piracicaba, Edjaime Assis da Silva, além de professores de Educação Física das escolas municipais e estaduais.

Marcelo Evangelista, de 62 anos, é cadeirante, branco, com barba e calvo.
Ele olha para a foto com roupas azuis e está sorridente.
Participante do curso, Marcelo José Evangelista, 62 anos

Um dos participantes do curso de capacitação, Marcelo José Evangelista, 62 anos, disse que o aprendizado serve como incentivo para que ele possa voltar a praticar vôlei. “Tive um problema de saúde e perdi uma das pernas e isso me afastou das quadras, mas hoje entendo que o paradesporto abre espaços para todos”, ressalta Evangelista que é funcionário da Semuttran (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transporte). Agora, Evangelista está aprendendo a praticar o vôlei sentado.

Para a professora de Educação Física Giovana Detoni Borba Tertuliano, 27 anos, o curso é uma oportunidade diferenciada para a formação adequada dos professores. “Saímos do nosso conforto para conhecermos uma temática fundamental a nós educadores”, disse a professora que trabalha na Escola Estadual Dr. Alfredo Cardoso.

Três mulheres aparecem na foto: Elas estão sorridentes e utilizam credencial do evento paralímpico.
A primeira tem altura mediana, parda e veste roupa branca, a segunda usa óculos, veste camiseta azul com logotipo da Nike e a terceira é branca, baixa e veste blusa preta.
As professoras Juliana Cordeiro, Márcia Fabiana e Giovana Detoni

O CURSO – A atividade integra o Programa de Desenvolvimento Paralímpico e acontece de hoje até sexta-feira, dia 27/9, na sede do Sest/Senat de Piracicaba, localizado a rua Rossini Pinto, 200, no Jardim Panorama. O curso é gratuito e tem como público-alvo professores de Educação Física e os estudantes do último ano de graduação de Educação Física, além dos professores da rede pública e privada de ensino.

Durante os quatro dias de capacitação todos os participantes têm acesso aos conteúdos teóricos e as aulas práticas nas modalidades de atletismo, badminton, halterofilismo, futebol de cegos, judô, tênis de mesa, voleibol sentado e natação.

SERVIÇO – Curso de Capacitação Técnica Paralímpica, de 24 a 27/9, na sede do Sest/Senat, localizado a rua Rossini Pinto, 200, no Jardim Panorama. Os interessados podem fazer suas inscrições gratuitas pelo site: http://www.paralimpico.com.br.

#ParaTodosVerem