Prefeito Luciano e secretario Beltrame entre a rainha e embaixadora da festa

A Festa do Vinho de Santana, tradicional evento do bairro trentino-tirolês e do calendário festivo do município, volta a ser realizada em 2024, de sexta-feira, 14/06, a domingo, 16/06. A festa, em sua 13ª edição, com organização da Associação dos Moradores de Santana e Circolo Trentino di Piracicaba e apoio da Prefeitura por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), acontece na praça e no salão de eventos de Santana, com comercialização de vinhos produzidos no bairro, comidas e danças típicas, desfile da Rainha e Embaixadora da festa, entre outros atrativos.

Na 13ª Festa do Vinho, serão comercializados dois tipos de vinhos durante o evento, isto é, para consumo no local, que são produzidos na própria cooperativa do bairro Santana: o tinto seco e o tinto suave (bordô). Também terá opção de vinho branco, rosé e espumante, mas estes apenas para viagem. Suco de uva, também produzido na cooperativa, é outra opção de bebida típica.

Santana terá decoração especial para a Festa do Vinho

Na parte das comidas, o carro-chefe é o chamado prato colonial, que segundo explica Eliete Vitti, que comanda a cozinha da festa e moradora do bairro há 30 anos, é um Crauti (repolho) curtido em sal por 20 dias e que depois é servido acompanhado de bacon e costelinha defumada. Canedergli, Spaghetti, cuscuz tradicional, caçarola italiana e trufa de vinho são outros pratos típicos que serão comercializados na 13ª Festa do Vinho ao longo dos três dias.

Terá, ainda, o nhoque de espinafre, o Strangolapreti (estrangula o padre, do italiano para o português). A lenda tem origem na Romagna, região que faz parte dos Estados Pontifícios, território da Península Itálica, que entre os anos 756 e 1870 estiveram sob a autoridade civil dos Papas. Há quem diga que o strangolapreti foi inventado pelas donas de casa dessa região. Extremamente católicas, ofereciam o prato ao padre da paróquia, enquanto os maridos torciam para ele engasgar-se (strozzarsi) de tanto comer.

Durante o lançamento oficial da festa, no dia 05/06, em coletiva de imprensa no Gabinete do prefeito, no Centro Cívico, Luciano Almeida destacou a importância da retomada e o apoio da administração para a realização do evento em Santana. “Ficamos felizes em poder resgatar esse evento – que tem história, não é só uma festa. É um evento feito com carinho e amor que a nossa população se acostumou a prestigiar. Tenho certeza que será um sucesso”.

Grupos de dança de Santana se apresentam na festa

Para o secretário Carlos Beltrame, que também esteve no lançamento oficial da festa, o empenho da comunidade de Santana e da Prefeitura em retomar a Festa do Vinho será a força motriz desta 13ª edição. “É uma festa linda e é com grande prazer que a secretaria e a Prefeitura colaboram com a manutenção da tradição trentina tirolesa. É importante a comunidade manter viva essa história”.

A rainha da 13ª edição, Edivania Vitti, lembrou que a festa começou em 2008 como um grande almoço apenas para os moradores do bairro e, devido ao sucesso imediato, já no ano seguinte tomou as proporções atuais do evento, que desperta o interesse e visita de toda a população piracicabana e pessoas da região. “A festa é um facilitador da cultura ao bairro, não apenas pela comida e danças típicas, mas pela questão do sotaque e a história. Estamos trabalhando duro para acontecer e será maravilhosa”.

Vera Negri, do Circolo Trentino, fala que esta edição vai resgatar os anos perdidos em que a festa não aconteceu. Segundo ela, cerca de 200 moradores do bairro colaboram para sua realização.

SERVIÇO – 13ª Festa do Vinho de Santana, de 14 a 16/06, no bairro de Santana. Horários: Horário: 14/06 (às 20h), 15/06 (às 19h30) e 16/06 (às 11h). Acesso pela Rodovia Hermínio Petrin (SP 308). Entrada gratuita. Comidas e bebidas serão comercializados no evento.

Confira a programação completa da 13ª Festa do Vinho de Santana

Sexta-feira (14/06)

20h: Abertura oficial com apresentação da Rainha e Embaixadora da festa

21h: Apresentação de grupos de dança do bairro de Santana