Em um guindaste, trabalhadores da construção civil fazer obras em um prédio
Segurança no Trabalho é o foco da 25ª edição do SEMPAT que acontece na próxima semana

Com o objetivo de promover a união entre diversas instituições para divulgar, discutir ações e medidas que assegurem o cumprimento em relação à Saúde e Segurança no Trabalho, o Cerest Piracicaba (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), vinculado a Secretaria Municipal de Saúde, e a CIST (Comissão Interinstitucional de Saúde do Trabalhador) realizam a 25ª edição da Sempat (Semana Municipal de Prevenção de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho) de 16 a 20/10, com abertura na próxima segunda-feira, 16/10, às 8h30, no auditório da Fumep (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba) com entrada gratuita. (programação completa abaixo)

A diretora do Cerest Piracicaba, Clarice Bragantini, reforça a importância do evento para a cidade e região e enaltece, também, as comemorações da trajetória de 20 anos de existência do Cerest que atua em defesa da saúde dos trabalhadores. “O Cerest é polo de difusão e suporte técnico para as ações de Saúde do Trabalhador em 14 municípios da região. Nestes 20 anos, podemos dizer, com certeza, que, com o empenho de toda nossa equipe, muitas vidas foram salvas a partir de ações e cobranças feitas a órgãos públicos, privados, empresas, sindicatos e diversos setores que têm se empenhado em melhorar, a cada dia, a qualidade de vida dos trabalhadores. A Sempat é outra ação muito importante que envolve todos os agentes da segurança do trabalho para troca de experiências e planejamento de futuras ações em benefício do trabalhador”, afirmou.

Clarice Bragantini é coordenadora do Cerest Piracicaba
Clarice Bragantini é coordenadora do Cerest Piracicaba

Com o tema Olhando para a Atividade de Trabalho do Cerest Piracicaba, a abertura da 25º Sempat está prevista para às 8h30 do dia 16/10, com solenidade festiva e participação de autoridades locais e regionais, seguido de palestras com Mário Antônio Gomes, procurador do MPT (Ministério Público do Trabalho – 15ª Região) que vai abordar ações interinstitucionais MPT e a atuação do Cerest; com José Marçal Jackson Filho, pesquisador da Fundacentro (Fundação Jorge Duprat Figueiredo, de Segurança e Medicina do Trabalho), que vai falar sobre o papel da Instituição Pública na análise de acidente de trabalho; e Horácio Figueiredo Ramos Fernandes que fará relato de um acidente de trabalho e suas histórias e trajetórias.

Apoiam as ações da 25º Sempat: Conselho Municipal de Saúde, as Secretarias de Trabalho e Renda, Turismo, e Meio Ambiente, o Conespi (Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba), Simespi (Sindicato Patronal das Indústrias Metalúrgicas de Piracicaba e Região), MPT da 15ª região, Sest/Senat, Câmara Municipal, Ascopi (Associação das Construtoras de Piracicaba), Fumep e Fatec, Sinticompi (Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção e Mobiliário), Seconci (Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo), Apaflar (Associação Piracicabana de Alimentação Fora do Lar), Unimed Piracicaba, Hospital Fornecedores de Cana, Santa Casa de Misericórdia, Hyundai Motors e ArcelorMittal.

devidamente equipados com itens de segurança, trabalhadores fazer o corte de vigas de aço em área isolada para evitar acidentes
Fiscalizar e criar ações para evitar acidentes de trabalho é uma das funções do Cerest Piracicaba

O CEREST – O Município de Piracicaba dispõe de serviço especializado em Saúde do Trabalhador (PST) desde o início da década de 1990. Com a municipalização da Vigilância Sanitária em 1997, Piracicaba passou a dispor de legislação própria na área com atribuição plena para realizar a vigilância nos ambientes de trabalho, sempre seguindo as diretrizes do SUS definidas pelo Ministério da Saúde.

Em 2003, o PST se transforma em Cerest sendo credenciado como polo regional de saúde do trabalhador e sua principal atribuição é difundir para a rede pública de saúde e para a sociedade o modo de Atenção, Vigilância e Prevenção em Saúde do Trabalhador. Além disso, é responsável pelos indicadores sobre acidentes de trabalho em diversos segmentos, no setor formal e informal, em sua área de abrangência por meio do Sistema de Vigilância dos Acidentes de Trabalho (Sivat) que registra todos acidentes de trabalho ocorridos nos hospitais e prontos-socorros desde 2003.
Nestes 20 anos, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador atua em parceria e colaboração com várias instituições públicas e da sociedade civil que participam da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador (CIST) que assessora o Conselho Municipal de Saúde nas decisões sobre a política municipal de saúde do trabalhador.


PROGRAMAÇÃO DO 25ª SEMPATDe 16 a 20/10

ABERTURA

DIA 16/10/2023

Solenidade de Abertura

Salão Nobre da Fumep

Av. Monsenhor Martinho Salgot, 560 – Areão

Tema: Olhando para a Atividade de Trabalho do Cerest Piracicaba

08h30 – Coffe break

09h – Formação de mesa

09h30 – Relato de experiências

Ações Interinstitucionais Ministério Público do Trabalho e a atuação do Cerest – Dr. Mario Antônio Gomes – Procurador do Trabalho do MPT

10h – O papel da Instituição Pública na análise de acidente de trabalho – José Marçal Jackson Filho/Pesquisador da Fundacentro

10h30 – Relato de um acidente de trabalho suas histórias e trajetórias – Horácio Figueiredo Ramos Fernandes


PALESTRA

Salão Nobre do Centro Cívico – Rua Antônio Corrêa Barbosa, 2.233 – Chácara Nazaré

Tema: Segurança do Alimento, saúde e prevenção no setor gastronômico

15h – Formação de mesa

15h30 – A Importância das Boas Práticas de Fabricação nos serviços de Alimentação. Palestrantes: Ângela de Fátima Kanesaki Correia e Célia Regina de Ávila Oliveira – Docentes da Fatec

15h50 – Saúde e prevenção no ambiente de trabalho. Palestrante: Alessandro Jose Nunes da Silva – técnico de Segurança do trabalho do Cerest.

16h – Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos para geradores de resíduos e o preenchimento online do sistema PGR segundo a Lei 19.039/2022.

Palestrantes: Celise de Oliveira Romanini – Diretora do Departamento de Controle Ambiental e Carina Detoni de Rezende Fiscal de Serviços Públicos da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente de Piracicaba (Simap)

16h30 – Perguntas

PALESTRA

Salão Nobre da FOP (Faculdade de Odontologia de Piracicaba – Unicamp)

Av. Limeira, nº901 – Areião

18h – Mesa redonda: Saúde mental e organização do trabalho: da individualização ao olhar coletivo

Expositores:

Maria Maeno – Pesquisadora Fundacentro

José Roberto Heloani – Pesquisador Unicamp

Mediador: José Antônio Fernandes Paiva – Sindicato dos Bancários

DIA 17/10/2023

Local: Simespi Rua Samuel Neves, 1.601 – Bairro dos Alemães

Tema: Criação de Comitê de Prevenção de Acidentes de Trabalho Fatais

18h – Apresentação da proposta da Criação de Comitê de Prevenção de Acidentes de Trabalho Fatais

Palestrantes:

André Lucas Gabriel – Coordenador EHS – CNH Industrial Brasil Ltda.

Alessandro José Nunes da Silva – Cerest Piracicaba

Mediadores:

Wagner da Silveira, Juca – Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Piracicaba e região

Erick Gomes – Presidente do Simpespi


DIA 18/10/2023

Local: Fumep

Av. Monsenhor Martinho Salgot, 560 – Areão 

Inauguração do Laboratório de Equipamentos de Proteção Coletiva

9h30 às 10h30

DIA 19/10/2023

Local: Clube do Sindicato dos Metalúrgicos de Piracicaba

Avenida Dois Córregos, 3.110 – Dois Córregos

Tema: Precarização do trabalho e os impactos na atividade sindical

18h – Coffe break

18h30 – Mesa redonda

PALESTRANTE:

José Dari Krein, do Cesit-Unicamp

José Reginaldo Ignacio, do Fórum Sindical/Nova Central

Mediadora: Mara Alice Conti Takahashi

20h Debate

21h Encerramento


DIA 20/10/2023

Local: Salão Nobre da Câmara de Vereadores de Piracicaba

19h – Reunião Solene – 20 anos do Cerest