Chegou ao fim no sábado (15) a 31ª edição dos Jogos Comunitários. A competição que começou em março e reuniu 44 bairros, 200 dirigentes voluntários e aproximadamente cinco mil pessoas entre atletas, dirigentes e técnicos divididos em 16 modalidades e 27 categorias. O evento foi realizado no Ginásio Municipal Waldemar Blatkaukas houve uma grande festa com sorteios de brindes e a entrega de troféus aos bairros campeões nas diversas modalidades e também aos artilheiros e as defesas menos vazadas. Na classificação final, o bairro Parque dos Eucaliptos recebeu o troféu de campeão geral já que somou 199 pontos contra 120 do Novo Horizonte e 101 do bairro Vila Cristina. Foram disputadas as modalidades de futebol de campo (Sub 9, Sub 11, Sub 13 e Sub 15), futsal (Sub 10, Sub 12, Sub 14 e Sub 16 e feminino Sub 18), futebol Society (Sub 11 e Sub 13), futebol de areia (infantil e feminino), voleibol de areia misto, atletismo, natação, damas, tênis de mesa e pedestrianismo (masculino e feminino), xadrez misto, gincana esportiva misto, queimada misto e dominó misto. Na cerimônia de encerramento estiveram presentes autoridades municipais como o prefeito Gabriel Ferrato e o secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), João Francisco Rodrigues de Godoy, o Johnny, lideres comunitários como os dirigentes Antônia Bachin do bairro Tupi e Márcio Castro do Parque dos Eucaliptos que representaram os dirigentes comunitários, patrocinadores, dirigentes, atletas, pais e responsáveis dos participantes da competição. A importância de prevalecer o espírito esportivo entre as equipes foi destacada pelo prefeito Gabriel Ferrato. "Esporte é disciplina, respeito, superação, amizade, vibração, cooperação e perseverança. E é esse espírito que deve envolver os Jogos Comunitários", declarou. Enalteceu ainda o caráter lúdico e comunitário da competição. Na oportunidade, lembrou que esta disputa é muito importante e que sua longevidade se deve primordialmente ao trabalho dos dirigentes comunitários, compromissados com as crianças de seus bairros, onde desenvolvem um trabalho excepcional. "Este é um dos mais tradicionais eventos sócio-esportivos do município e que busca estimular as comunidades a desenvolver trabalhos voluntários com a finalidade de participação nos Jogos, buscando assim sua integração e organização, bem como o intercâmbio esportivo e social entre as comunidades participantes. Cabe aqui agradecer nossos patrocinadores e parceiros, e parabenizar toda organização do evento bem como todas lideranças por sua dedicação e envolvimento comunitário”, ressaltou o secretário municipal. Os Jogos Comunitários são realizados anualmente pela Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), em parceria com as associações de bairros, centros comunitários, com apoio do FUNDECA/CATERPILLAR e Colégio Polibrasil, com o objetivo de garantir o direito das entidades comunitárias de bairros à prática desportiva na faixa etária dos 5 aos 18 anos, bem como promover a integração das comunidades de Piracicaba através da prática sadia do esporte. A coordenação é das professoras Ana Paula Penati de Francisco e Josiane Sabino de Souza.