Foi realizada no Ginásio do Centro de Reabilitação Piracicaba nesta tarde de quinta-feira (7) a cerimônia de encerramento da X Olimpíadas Especiais, competição destinada aos portadores de necessidades especiais, com a entrega de troféus e medalhas aos participantes. Antes, uma partida de confraternização de futsal envolvendo os alunos de todas as entidades foi realizada.
A competição teve inicio no dia 1º de abril e contou com a participação de 350 alunos de oito entidades do município, sendo uma realização da Prefeitura Municipal e organização da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), por meio do Projeto Clarear, em parceria com as entidades da cidade que trabalham com PPDs (Pessoas Portadoras de Deficiência). O evento tem ainda o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, por meio do Projeto Elevar.
De acordo com o coordenador do Projeto Clarear e da competição, Clevis Spada, o principal objetivo do evento foi alcançado. “As entidades se ajudaram e houve uma integração e interação entre as entidades e os profissionais que trabalham em cada uma delas”, ressaltou.
Segundo Clevis, um dos pontos altos do evento foi a solidariedade de uma aluna para com sua adversária em uma competição de saltos e arremessos adaptados exatamente no momento da passagem do bastão. “Houve uma demonstração de fair play, fato este que nós enche de orgulho”.
O diretor da Selam, João Francisco de Godoy, o Johnny, também enfatizou que o objetivo do evento foi atingido plenamente que é o envolvimento das entidades e a integração entre os alunos. “Essas entidades fazem um trabalho fortíssimo sendo modelo para todo Estado de São Paulo”. Segundo ele, com a ação da Selam, a competição chegou a sua décima edição, mostrando a importância do esporte, lazer e atividade física
Após a entrega dos troféus e medalhas, houve a apresentação de Ginástica Rítmica – Individual Massas – da aluna do Centro de Reabilitação, Bruna Barbosa, sob orientação da professora Vânia Soares.
As entidades participantes foram: APAE (Associação De Pais e Amigos dos Excepcionais), AAPP (Associação de Amigos dos Paradesportistas de Piracicaba), Associação De Pais e Amigos dos Alunos da Passo a Passo, AUMA (Associação De Pais e Amigos dos Autistas de Piracicaba), Associação De Pais e Irmãos dos Portadores da Síndrome de Down, Avistar (Associação de Assistência aos Portadores de Necessidades Especiais – Visão) e Projeto Clarear.