Portal do Município de Piracicaba

Com 70 formandos, curso para árbitros de futebol é encerrado

Por Comunicação Social / Publicado em 01/11/2016
Tempo de leitura: 3 minutos.

Com apoio da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), terminou nesta segunda-feira, dia 31, o 17º Curso de Formação e Aperfeiçoamento de Árbitros de Futebol “José Carlos Tristão”. A realização foi da AAPR (Associação de Árbitros de Piracicaba e Região) e apoio da Safesp (Sindicato dos Árbitros de Futebol do Estado de São Paulo).

O evento de encerramento ocorreu no anfiteatro do prédio do Centro Civíco e contou com as presenças do secretário municipal de Esportes, João Francisco Rodrigues de Godoy, o Johnny, que representou o prefeito Gabriel Ferrato, do ex-árbitro José Carlos Tristão, “Seu Triste”, que foi homenageado dando seu nome ao curso, do presidente da AAPR, Láercio Soares, de Onivaldo Cuan, vice-presidente do Capivariano, Arthur Alves Júnior, presidente do Safesp, Carlos Donizeti Pianosqui, tesoureiro do Safesp, e dos árbitros José Paulo Canale e Renato Canadinho.

Com carga horária de 54 horas, sendo 45 aulas teóricas e nove horas de prática, o curso teve a duração de cinco meses. De acordo com Claudenir Donizete, coordenador do curso e árbitro profissional, foram 70 formandos, sendo 58 novos árbitros (14 mulheres) e 13 de aperfeiçoamento, das cidades de Piracicaba, Saltinho, Rio Claro, Capivari, Laranjal Paulista, Santa Bárbara d´Oeste, Americana, Sumaré, Nova Odessa, Tietê, Santa Gertrudes e Santa Maria da Serra.

A educadora fisica, Tamires Moreira Borges, 24 anos, ressaltou que o curso foi de extrema importância para sua formação profissional. “Tive a oportunidade de aprender mais sobre as regras do futebol e hoje posso dizer que admiro a profissão de árbitro”. Tendo a experiência de atuar como atleta de futebol nos últimos anos, Tamires afirmou que “o olhar do árbitro e totalmente diferente de quem atua”. “Após as aulas tive a oportunidade de ter uma melhor compreensão do trabalho da arbitragem, conhecendo um pouco mais sobre a condução de uma partida de futebol”.

Na opinião do secretário municipal de Esportes, João Francisco Rodrigues de Godoy, o Johnny, “trata-se de um curso reconhecido e oficializado pelo sindicato e um dos mais importantes realizados em todo Estado de São Paulo pela sua tradição, qualidade de ensino, condições oferecidas e também pelo nível dos professores envolvidos”.

O corpo docente contou com os árbitros Arthur Alves Júnior, Roberto Perassi, José Paulo Canale, Renato Canadinho, José Roberto Marques, Márcio Verri Brandão, Fábio Rogério Baesteiro e o palestrante Carlos Donizette Pianosqui, ex-árbitro.


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.