Com 1.500 participações, Agenda Pira 35 define futuro do município
Após oito encontros, Prefeitura encerra etapa de elaboração de programas e ações; documento definitivo será apresentado à população em março pelo prefeito Helinho Zanatta

Com 1.500 participações, a Prefeitura de Piracicaba encerrou ontem, 28/01, o ciclo de encontros da Agenda Pira 35, um processo que envolveu oito reuniões, divididas em quatro sessões de diagnóstico e quatro dedicadas à elaboração de programas e ações. Os encontros aconteceram na Escola Estadual Professor José Mello de Moraes, no bairro São Judas, e contaram com a participação de grupos temáticos, coordenados pelos respectivos secretários municipais, que discutiram e propuseram soluções para o desenvolvimento da cidade, junto da sociedade civil organizada, para a próxima década.
A secretária municipal de Turismo e coordenadora da Agenda Pira 35, Clarissa Quiararia, destacou que, ao final dos encontros, o próximo passo é se reunir com o prefeito Helinho Zanatta, apresentar os resultados para que o documento da agenda possa ser efetivamente elaborado. “Esse documento vai contar com diagnóstico, programas e ações de curto, médio e longo prazo de todos os grupos temáticos. Serão essas ações que vão nortear a gestão municipal ao longo dos próximos 10 anos”, afirmou.

Clarissa destacou que, nos últimos quatro meses, a participação da população nos encontros foi fundamental. “A colaboração entre o poder público e a sociedade civil organizada é fundamental para direcionar ações que visam o melhor desenvolvimento de Piracicaba. Cada grupo temático apresentou eixos específicos, resultando em uma diversidade de propostas que refletem as necessidades da comunidade”.
Embora ainda não tenha sido definida a quantidade total de programas e ações, cada grupo temático refletiu muito sobre cada item colocado neste documento finalizado nesta quarta-feira, 28/01. “Alguns grupos tiveram dois programas com ações específicas, enquanto outros grupos tiveram até cinco ou mais programas em seus eixos temáticos. Essa flexibilidade na definição de propostas permite que cada grupo elabore um plano que atenda efetivamente às suas particularidades”, completou a coordenadora da Agenda Pira 35.

Sérgio Furtuoso, representante da sociedade civil, afirmou que a possibilidade que o Executivo Municipal dá, reunindo secretários, entidades, sociedade civil, comércio, indústria, serviços, agro, entre outras, mostra a pluralidade para todos contribuírem, opinarem sobre a cidade para os próximos anos. “Vejo como uma grande oportunidade para nós, enquanto sociedade, coletividade, participar. Porque se você fica fora, acaba ficando à margem e reclamando do porque não foi atendido naquelas reivindicações que julgava necessário para a cidade. Essa pluralidade e abertura de diálogo, ao longo destes últimos meses, foi muito rico e fundamental, inclusive pela ampla participação da comunidade. Isso faz a diferença”.
A expectativa é que o documento final seja concluído até o fim de março, com um mês e meio dedicado à compilação e revisão das informações. Após essa etapa, o material será entregue à população, consolidando um esforço coletivo para o futuro de Piracicaba.

METODOLOGIA – Os planos e ações discutidos ao longo dos encontros serão organizados em curto prazo (2026 a 2028), médio prazo (2029 a 2031) e longo prazo (2032 a 2035). O documento final da Agenda Pira 35, reunindo todas as propostas, tem lançamento previsto para março de 2026.
Durante a Agenda Pira 35, os participantes são organizados em grupos temáticos que discutem áreas como assistência social, agricultura e abastecimento, desenvolvimento econômico, educação, habitação e gestão territorial, meio ambiente, saúde, esporte, turismo, cultura, segurança pública, emprego e renda, entre outras.
Os encontros acontecem nas salas da escola, com a participação de gestores públicos que atuam como coordenadores e assessores, além de relatores, em parceria com o instituto educacional Pecege. Cada grupo define sua própria dinâmica de trabalho, realizando inicialmente o diagnóstico das áreas e, na sequência, a proposição de planos e ações voltados aos objetivos estratégicos do município.

COORDENAÇÃO – A Comissão Coordenadora da Agenda Pira 35 é formada por Francisco Duarte e Clarissa Quiararia, como representantes do Poder Público e Sergio Furtuoso e Clovis Vaz, representando a Sociedade Civil. Já os integrantes da Secretaria-Executiva são os secretários municipais José Luiz Ribeiro (Trabalho, Emprego e Renda), Reinaldo Pousa (executivo de Transportes Internos), e Thais Fornicola Neves (Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio). Outras informações sobre a Agenda Pira 35 estão disponíveis nos contatos agendapira35@piracicaba.sp.gov.br e (19) 9.9834-4697 (WhatsApp).
