Entre tantas homenagens pelos seus 250 anos, completados hoje, 1º de agosto, Piracicaba ganhou a releitura da coluna Você Sabia?, criada em 1981, pelo ilustrador, cartunista, artista plástico e fanzineiro piracicabano Edson Rontani, com curiosidades diversas e desenhos. A coluna, que deixou saudades nos leitores do extinto jornal O Diário, onde foi publicada pela primeira vez, foi reeditada pelo filho do artista, Fábio Rontani, em versão com histórias de Piracicaba.

O projeto é uma parceria com a Prefeitura de Piracicaba e Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e integra a programação dos 250 anos da cidade e do 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba .

O material foi rodado e será distribuído em restaurantes e bares de Piracicaba, com a proposta de servir como toalha para as mesas, ficando à disposição dos frequentadores, que vão poder ler e conhecer um pouco mais sobre Piracicaba. Também foi impresso no cartaz onde está a programação oficial de aniversário, que é distribuído pela Prefeitura em espaços públicos. Há histórias sobre o surgimento do bairro Monte Alegre, sobre a fundação da cidade, pelo coronel Antônio Corrêa Barbosa, além de curiosidades sobre o XV de Piracicaba e muito mais.

“O projeto é uma forma de levar a história de Piracicaba para os piracicabanos e também para os turistas, de maneira rápida e agradável”, observa a secretária da SemacTur, Rosângela Camolese.

Fábio Rontani: homenagem ao pai, Edson, e a Piracicaba

De acordo com Fábio Rontani, em uma conversa com o cartunista Erasmo Spadotto, que era fã de seu pai, surgiu a ideia. Fábio, então, convidou a jornalista Eleni Destro para a pesquisa dos textos, nos quais se baseou para recriar o leiaute, com os desenhos semelhantes aos traços de seu pai. “Acompanhava o meu pai no processo de criação da Você Sabia?, ainda criança. Depois via o resultado nos jornais e o retorno dos leitores, que esperavam ansiosos pela publicação. Esse trabalho é uma homenagem ao meu pai, que faleceu em 1997, há 20 anos, e também a Piracicaba, pelos seus 250 anos”, ressalta Fábio.

O cartunista Edson Rontani