Com a presença maciça da comunidade sírio-libanesa, a entrega oficial da escada ocorrida no último sábado, dia 26, pela manhã, pelo prefeito municipal Barjas Negri, foi uma verdadeira festa para aquela comunidade, que realizou antigo sonho. Além do prefeito, secretários, vereadores e empresários prestigiaram o acontecimento. O investimento da Prefeitura foi de R$ 33 mil para a concretização da obra, arquitetada pelo presidente do Instituto de Planejamento e Pesquisa de Piracicaba (IPPLAP).
Com a escadaria se completa o complexo sírio-libanês, que já conta com o pórtico e a praça, localizada ao lado da escola Senac. Localizada entre a Avenida Armando de Salles Oliveira e Viaduto Bráulio Azevedo, no final da Rua Governador Pedro de Toledo, a escada simboliza mais segurança e conforto e integração entre as pessoas. O Bispo Emérito de Piracicaba, D. Eduardo Koaik, procedeu às bênçãos da escadaria de acesso ao pórtico.
O presidente da SBSL, Jorge Sallun Nassin, ressaltou que a inauguração da escada representa um marco para a comunidade sírio-libanesa, porque é um monumento que registra a história desta entidade centenária, onde através de suas ações sociais e culturais ao longo de seus 104 anos de existência, tem beneficiado muitas pessoas. “Essa maravilhosa obra foi possível graças à união da comunidade sírio-libanesa e a sensibilidade política da atual administração e viabiliza uma facilidade ao público que se utiliza diariamente daquele trecho, considerado importante via de acesso para a área central e conclui a iniciativa de comemoração ao centenário da SBSL”, reiterou.
A Sociedade Sírio-Libanesa é formada por cerca de 280 sócios e a colônia residente em Piracicaba está na ordem de 2.500 membros, ou 300 famílias. O presidente da entidade ressaltou que em anos anteriores, o papel principal da SBSL era beneficiente e estava voltado para o desenvolvimento da cultura sírio-libanesa, através de apoios aos descendentes de sírios-libaneses e aos brasileiros que necessitassem de apoio. “Com a modernidade, a função prioritária da entidade passou a ser cultural, desenvolvendo atividades marcantes em busca da valorização e reconhecimento da nossa comunidade”.
De acordo com Jorge Sallun, o município de Piracicaba, ao lado de Curitiba, é um dos principais pólos da migração sírio-libanesa, resultando na criação da Sociedade Sírio-Libanesa, única entidade centenária no Estado de São Paulo. “Nesse tempo residindo nesta cidade, sempre contamos com apoio e solidariedade do povo piracicabano, onde constituímos nossas famílias e colaboramos para o desenvolvimento econômico do município”.
O idealizador da escada, João Chaddad afirmou que a obra minimiza em muito o perigo ao pedestre, na hora de atravessar a Avenida Armando de Salles Oliveira e é homenagem a comunidade sírio-libanesa. “A escada é um resgate histórico e da memória da cidade, perpetuada por essa colônia centenária, que desenvolve excelente trabalho sócio-cultural”.
O prefeito Barjas Negri comentou que a obra, apesar de sua simplicidade, tem extrema significância para a comunidade sírio-libanesa. Desde o início desse governo, completou, “achávamos necessário completar o pórtico, com a construção da escada, para então a história ficar completa. Este ato é uma homenagem e ao mesmo gesto de gratidão, a tudo que vocês continuam fazendo pelo município”, conclui o prefeito.