Colônia Santa Izabel, Monte Branco e Nova Suíça recebem pontos de iluminação
Monte Branco, Nova Suíça e Colônia Santa Izabel são os bairros, atualmente, beneficiados com a instalação de novos pontos de iluminação. Esses pontos fazem parte do pacote que inclui 234 deles e 60 novos postes, com investimento da Administração municipal no valor de R$ 219 mil. O objetivo é proporcionar mais segurança aos moradores dessas regiões.
No Monte Branco já foram 14 pontos; na Nova Suíça, na Estrada Pedro Luís Marchini, mais 16, e na Estrada José Saul Chinelato, entre Nova Suíça e Volta Grande, mais 8 pontos.
Estrada Luiz Marchini Pedro, Nova Suiça
Do pacote, o Santa Izabel é o que mais vai receber pontos de iluminação: serão 46 no total e 33 já foram instalados. O serviço ainda está em andamento, mas já estão iluminadas a Estrada Santa Isabel (principal) e Estrada 17. O trabalho se completará com as estradas 12, 14 e 6. Já foram iluminados pontos nos bairros Santa Fé 1 e 3 (ponte), Lago Azul, Bela Vista, Jardim Panorama, Mário Dedini, Noiva da Colina, Centro, Chácara Nazareth, Dois Córregos, Higienópolis, Jaraguá, Jupiá, Novo Horizonte, Paineiras, Pau d'Alhinho, Santa Rita, Santa Teresinha, Vila Sônia e Vila Monteiro.
O pacote tem como objetivo ampliar a iluminação pública na cidade e corresponde a aproximadamente oito quilômetros de vias iluminadas, distribuídos em diversos bairros nas zonas Urbana e Rural de Piracicaba.
O pacote contempla 133 novas luminárias de vapor de sódio na zona rural da cidade, nos bairros Monte Branco, Nova Suíça, Volta Grande, Pau d'Alhinho, Convívio Andreia (região do Godinhos) e Colônia Santa Izabel (região do Tupi), além da segunda etapa de iluminação da comunidade Portelinha, que receberá mais 13 luminárias. Outros 30 locais, entre eles, Jardim Paineiras, Algodoal, Santa Fé, Santa Rita, Vale do Sol, Parque Chapadão, Jaraguá, Centro e Jardim Glória receberão mais luminárias.
"O investimento é importante para aumentar a segurança em diversos pontos da cidade. Vamos eliminar locais escuros e ampliar o número de luminárias, beneficiando também estudantes e trabalhadores que retornam para sua casa à noite. Os moradores do Santa Izabel, onde os trabalhos ainda estão em andamento, sofriam com a escuridão e a falta de segurança em grandes trechos. Esse problema agora será solucionado", explica o prefeito Barjas Negri.
A contratação dos serviços é feita pela Secretaria Municipal de Obras (Semob), que coordena e fiscaliza a ampliação e melhorias no sistema de iluminação pública viária. Os projetos de iluminação pública são elaborados pelo Departamento de Eletricidade da Semob, que atende principalmente a demanda de solicitações via 156, novas obras viárias, indicações de vereadores e por meio de fiscalização a logradouros públicos.
Atualmente, 99% da iluminação pública viária do município é padronizada com conjuntos de luminárias convencionais de tecnologia a vapor de sódio. O 1% restante possui luminárias de tecnologia LED.
