O coletivo Menos1 Invisível apresenta o espetáculo de dança Poemas Atlânticos, nos dias 12 e 13/05, quinta e sexta, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. A apresentação foi contemplada pelo Proac Lab – Programa de Ação Cultural realizado, por meio de recursos da Lei Aldir Blanc, com apoio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac), tem entrada gratuita.

Espetáculo de dança Poemas Atlânticos será apresentado no Teatro Dr. Losso Netto- Foto Isabel Praxedes

O trabalho é inspirado no pensamento do ensaísta, filósofo e poeta martinicano Édouard Glissant, especialmente no livro Poética da Relação (2011), por abordar a necessidade de trânsito e cooperação inter-racial como forma de sobrevivência no mundo. Poemas Atlânticos traz o desejo de celebrar a vida e a coexistência e traz à tona uma crítica à criação de muros, reais ou abstratos. Por meio da metáfora poética do Mar, desde as águas primitivas, líquido amniótico de onde todos vieram, até a imensidão e mistério oceânicos para onde todos voltam, o elenco, composto por artistas pretos e brancos, idealiza e provoca um pensamento utópico de habitar o mundo e fecundá-lo de imaginação para fazer caber a circularidade, a africanidade e outras percepções. Entre travessias, passagens e transformações, o processo de criação sinalizou um gesto de apropriação de fala e de desconstrução de discursos eurocêntricos e coloniais presentes no corpo, na cena e nas relações de poder cotidianas. "Escolhemos encarar e imergir nesses mares afro-atlânticos, em nossas histórias pessoais, incômodos e anseios relativos à ideia de africanidades e ancestralidades. Um movimento mais ao sul que, entretanto, não foge de novas fricções e conflitos", pondera Cléia Plácido, que dirige e também integra o elenco do espetáculo.

Poemas Atlânticos- Trabalho é inspirado no pensamento do ensaísta, filósofo e poeta martinicano Édouard Glissant- Foto Isabel Praxedes Elementos poético-cenográficos, como o balde personagem que, sobre a cabeça, remete à reminiscência da lata d'água tão presente nos sertões do mundo afro-atlântico e nas lembranças de infância periféricas, representam as relações de poder, subjugação e ausência, mas também revelam outras presenças e memórias que ecoam vitalidade, pertencimento e resiliência. A concepção e direção artística é de Cléia Plácido; preparação corporal de Eduardo Fukushima e Pedro Peu; trilha sonora de Sandra-X, Valquíria Rosa e Pedro Peu; desenho de Luz de Hernandes Oliveira; figurinos de Samara Costa e produção de Dafne Nascimento e Kelson Barros. Fazem parte do elenco os artistas e co-criadores Inajá Tetembuá, Felipe Cirilo, Paulina Alves, Rafael Carrion, Rafael Markhez e Cléia Plácido.

SERVIÇO- Espetáculo de dança Poemas Atlânticos. Dias 12 e 13/05, quinta e sexta, às 19h30, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, localizado a av. Independência, 277. Duração: 50 minutos. Classificação livre. Gratuito. Os ingressos devem ser retirados 1 hora antes da apresentação na bilheteria do teatro.

Espetáculo será apresentado nos dias 12 e 13 de maio, às 19h30 -Foto Isabel Praxedes