Coleta Seletiva é ampliada em Piracicaba
Dos resíduos coletados na cidade 36% são recicláveis. Desses 36%, mais de 8% estão sendo coletados porta a porta em Piracicaba. Desde agosto de 2012, este serviço vem sendo executado pela empresa Piracicaba Ambiental e hoje atende todos os bairros da área urbana do município.
Agora este serviço de Coleta Seletiva está sendo ampliado. A partir desta segunda-feira (06/02), a empresa Piracicaba Ambiental, implantará a nova programação semanal com objetivo de atender melhor os bairros onde há maior demanda.
Alguns bairros como Centro, Cidade Alta e Parque da Rua do Porto, a coleta passará a ser diária à noite.
Nos bairros onde os moradores têm respondido de forma positiva e contribuído com este serviço, a coleta passará a ser duas vezes por semana conforme a nova programação divulgada pela empresa.
Nova Piracicaba, Jardim Monumento e Nho Quim, passará a ter a coleta às segundas e quartas feiras no período diurno. Já a Vila Rezende, Clube de Campo, São Dimas, Vila Independência e Cidade Jardim terão a Coleta às terças e sextas-feiras diurna.
Vila Monteiro, Nova América e Jardim Elite, também diurna às quartas e sábados também diurno.
Nos outros bairros a coleta permanece uma vez por semana mas os dias podem ter sofrido alteração com a nova programação.
Divulgando a nova programação
Para informar estas alterações e ampliação da programação a empresa Piracicaba Ambiental colocou uma equipe de funcionários da empresa Piracicaba Ambiental, devidamente uniformizados que iniciou hoje 03/02 o trabalho porta à porta distribuindo folhetos acompanhados com o carro de som. Este trabalho teve pela área Central onde há a maior demanda.
Para aqueles moradores que não receberem a nova tabela, a empresa estará divulgando nos jornais locais no próximo final de semana. Além disso, novas vinhetas diárias veiculadas pela Rádio Educativa deverão auxiliar para que a informação chegue até a população.
Para tirar as dúvidas e informações as pessoas poderão ligar no telefone 0800 7773133 da empresa Piracicaba Ambiental. A programação completa já está disponível no site da Sedema. Confira o link:
http://sedema.wixsite.com/sedema/coleta-seletiva
Melhoria da eficiência e aproveitamento dos materiais recicláveis.
A coleta dos materiais recicláveis gerados pelos domicílios (secos) é semelhante à coleta regular de resíduos domésticos (úmidos), mas é importante lembrar à população, que a coleta seletiva acontece em dias alternados do lixo doméstico para não misturar.
Para garantir o aproveitamento do material potencialmente reciclável a regra é simples: as pessoas devem separar os resíduos domésticos em dois recipientes em casa e em sacos de cores diferentes e colocar na residência, próximo ao horário de recolhimento.
Colocar as embalagens amarradas é uns dos pontos mais importantes com relação a preservação do meio ambiente. Quando os sacos são colocados aberto, este material, em dias de chuva, corre o risco de espalhar e rodar com a enchente, cair no bueiro e terminar no Rio Piracicaba e outros córregos.
As embalagens amarradas e os bem os sacos bem fechados, além de ajudar o trabalho dos coletores, contribui para garantir o melhor aproveitamento comercial dos materiais.
O papelão se desfaz com a umidade, tornando-se inaproveitável; o papel, assim como o plástico em filme (sacos e outras embalagens) sujam-se em contato com matéria orgânica, perdendo valor; e os recipientes de vidro e lata enchem-se com outros materiais, dificultando sua seleção.
Este material reciclável, pode ser colocado numa mesma embalagem. A triagem será feita na Cooperativa Reciclador Solidário.
Materiais recicláveis
– Plásticos:
– Garrafas, embalagens de produtos de limpeza;
– Potes de cremes, xampus;
– Tubos e canos;
– Brinquedos;
– Sacos, sacolas e saquinhos de leite;
– Isopor;
– Alumínio:
– Latinhas de cerveja e refrigerante;
– Esquadrias e molduras de quadros;
– Molas e latas;
– Papel e papelão;
– Jornais, revistas, impressos em geral;
– Papel de fax;
– Embalagens longa-vida;
– Vidro;
– Frascos, garrafas.
