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Codepac abre processo de tombamento dos edifícios e acervos da Empem

Por Comunicação Social / Publicado em 05/09/2022
Tempo de leitura: 3 minutos.

Fachada da Empem, na rua Santa Cruz, 1.155 – Foto: Isabela Borghese/CCS

O Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (Codepac) decidiu na última sexta-feira, 02/09, pela abertura do processo de tombamento dos edifícios da Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Dr. Ernst Mahle), do acervo instrumental e documental (instrumentos musicais e partituras), além do registro da Empem como patrimônio cultural imaterial. O Codepac é ligado à Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural (Semac).

Na sexta-feira, 02/09, o colegiado do Codepac, em reunião ordinária, apreciou a solicitação da sociedade civil referente à preservação da Empem, pertencente ao Instituto Educacional Piracicabano (IEP), com mais de 5.000 assinaturas. Agora o Codepac tem o prazo de 180 dias para concluir os processos.

Colegiado decidiu pela abertura do processo de tombamento dos edifícios da Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle

"Após a leitura do abaixo-assinado, o colegiado decidiu pela abertura do processo de tombamento dos edifícios da Empem, acervos instrumental e documental, além do registro como patrimônio cultural imaterial. A partir da deliberação e definição dos trâmites estabelecidos na última reunião, o Codepac tem prazo de 180 dias para concluir todos os processos para garantir o tombamento dos edifícios e acervos', explica o presidente do Codepac, Ésio Antônio Pezzato.

De acordo com o secretário interino da Semac, Hermes Balbino, a Empem é considerada patrimônio cultural, não apenas de Piracicaba, mas do Brasil inteiro, porque, paralelamente à tradição, conta com instalações e estruturas de primeiro mundo, que agregam profissionais e professores altamente gabaritados.

"A Empem tem um profundo significado para as artes e para a cultura de nossa cidade, ressonando esse significado para o mundo, como tem orquestrado em toda sua história. Além do espaço físico, que traz conteúdos em sua existência, também as obras e os artistas que ali se formaram e se apresentaram compõem essa partitura que teve seu início com a motivação do maestro Ernst Mahle, e estamos na vibração para que muitas outras pessoas possam usufruir desse bem incalculável e multiplicar os talentos ali produzidos", ressaltou o secretário.


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