Nos dias 27 e 28 de junho, o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), realiza a IX Conferência Municipal de Assistência Social. Neste ano, o encontro trabalhará o tema “A Gestão e o financiamento na efetivação do SUAS".

Nesta edição o CMAS e demais participantes deverão analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para a gestão e o financiamento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS, além de eleger delegados para a Reunião Regional Descentralizada.

O SUAS como um sistema público que tem por função, a gestão da política de assistência social no Brasil, atua nos âmbitos municipal, estadual e federal, monitorando o conjunto de projetos, serviços e benefícios sociais que são prestados à população.

Durante o evento, os participantes discutirão os subtemas “o cofinanciamento da gestão do SUAS”; “gestão do SUAS: Vigilância socioassistencial, processos de planejamento, monitoramento e avaliação”; “gestão do trabalho”; gestão dos serviços, programas e projetos”; “gestão dos benefícios do SUAS” e “regionalização”. Logo após elaborados os relatórios com as propostas de cada grupo de trabalho, a Comissão Organizadora irá elaborar o relatório final com propostas a nível estadual, federal e municipal.

Toda a população está convidada a participar: usuários dos serviços, autoridades, trabalhadores, prestadores de serviço, membros de conselhos existentes no município, entidades, entre outros.

A conferência incluirá palestra com a Dra. Ada Bragion Camolesi, professora, coordenadora do curso de Serviço Social da Faculdade Santa Lúcia (Mogi Mirim/SP), doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

A Conferencia será realizada no auditório do Sest/Senat (Rua Rossini Pinto, 200 – Jd. Panorama). No dia 27 de junho, a Conferência será realizada das 13h às 17h, dia 29 de junho, das 8h30 às 17h.

Pré-Conferências

Anterior à Conferência Municipal de Assistência Social, o município contou com a realização de oito encontros envolvendo as comunidades para levantar as demandas locais sobre a gestão e o financiamento na efetivação do SUAS.

Durante os encontros foram elaboradas propostas de acordo com os eixos: “Serviços, programas e projetos ofertados pela assistência social”; “a estrutura dos equipamentos públicos”; “atendimento e acolhida à população”; “espaços que garantem a participação social”; “acesso aos programas, projetos e serviços ofertados pela rede e benefícios”.

O relatório de resultados e propostas encaminhadas ao Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), será deliberado na IX Conferência Municipal de Assistência Social.