Clássico centenário do cinema, Paris Adormecida tem exibição histórica em película 16mm no Misp
A exibição é aberta ao público e gratuita e acontece no sábado, 1º/11, às 19h30, no Armazém 8A do Engenho Central

A Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (MISP) e em parceria com a Cine 16 – Projetos em Cinema, celebra os 100 anos da obra-prima Paris Adormecida (Paris qui dort, 1925), do pioneiro René Clair, com uma sessão especial e rara. A exibição é aberta ao público e gratuita e acontece no sábado, dia 1º/11, às 19h30, na sede do museu, localizada no Armazém 8A do Parque do Engenho Central.

A exibição será um verdadeiro evento para cinéfilos: será projetada uma cópia em película 16mm da montagem integral do filme, com 67 minutos, pertencente ao acervo da produtora piracicabana Cine 16. Esta versão é considerada uma raridade, finalizando uma bem-sucedida circulação por instituições culturais de destaque no estado, como unidades do Sesc e a Cinemateca Brasileira.

Para enriquecer a experiência, a sessão será precedida por uma apresentação do cineasta, professor, crítico de cinema e entusiasta da obra de René Clair, Paolo Gregori, que contribuirá com sua expertise em vanguardas artísticas e cinematográficas do século XX e irá contextualizar a importância histórica e artística deste marco do cinema mundial, situando a relevância de René Clair para a sétima arte.

“O centenário de Paris Adormecida nos inspira a compartilhar este tesouro cinematográfico com o público, do qual nós da Cine 16 somos guardiões. Acreditamos que vivenciar clássicos em seu formato analógico é essencial para preservar a essência e a identidade do cinema, que se tornam cada vez mais raras na era digital”, afirma Magno Basil, diretor e fundador da Cine 16.
SINOPSE – Uma misteriosa radiação paralisa Paris, imobilizando seus habitantes em um instante congelado no tempo. Apenas seis pessoas, imunes ao fenômeno, exploram uma cidade silenciosa e surreal, oscilando entre o deslumbramento e a inquietação. Com humor, inventividade e uma narrativa ousada, René Clair cria um dos primeiros marcos do cinema fantástico moderno, antecipando temas que ecoariam em gerações de cineastas.
SERVIÇO – Exibição de Paris Adormecida (Paris qui dort, 1925), do diretor René Clair. Sábado, 01/11/2025, às 19h30, no MISP – Parque do Engenho Central – Avenida Maurice Allain, 454, Galpão 8A. Formato: Película 16mm, cópia integral de 67 minutos. Intertítulos em francês com legendas em português.
