Tomou posse na tarde de hoje, 23/02, a nova composição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da Prefeitura de Piracicaba, com mandato de um ano. A nova composição conta com dez membros titulares e oito suplentes, sendo parte eleita por seus pares e a outra indicada pelo empregador. Na posse também foram escolhidas a mesa diretora da nova comissão. O presidente será o guarda civil Narzi Alves Novaes, a vice-presidência será exercida por Angélica Rodrigues Maciel. A primeira secretaria ficará a cargo de Salvina das Dores Nunes Coelho Esteves e a segunda secretaria por Carlos Marcelo Yamakawa.

Maistro, Lucinao Almeida e Narzi Na solenidade de posse, acompanhada pelo prefeito Luciano Almeida, pelo presidente da Câmara Municipal, Gilmar Rotta, e pelo secretário de Administração, Dorival José Maistro, além de representantes da antiga e nova composição da Cipa e de representante do Cerest, os discursos convergiram na importância da Comissão para manutenção da segurança e saúde do trabalhador e como os representantes são pessoas que querem atuar para esta proteção. Na oportunidade, o prefeito Luciano solicitou à nova comissão que ele seja destinatário dos relatórios de ocorrências mais comuns para que, de posse dos dados, a administração possa atuar para melhorar o que não está bom e, por vezes, até incluir rubricas no orçamento para este aprimoramento e também conclamou os representantes a conhecer experiências exitosas de Cipas na iniciativa privada e em cidades de porte semelhante do município. "Os integrantes podem realizar visitas in loco para conhecer boas práticas que dão certo em municípios de porte semelhantes". Gilmar Rotta frisou que a Cipa tem o papel de cuidar do servidor e Maistro lembrou da importância do trabalho preventivo da Cipa, que deve anteceder o fato.

O prefeito Luciano Almeida falou sobre a importância de buscar bons exemplos em outras comissões de prevenção A Cipa é obrigatória legalmente para empresas privadas, públicas, sociedades de economia mista, órgãos da administração direta e indireta, instituições beneficentes, associações recreativas e cooperativas. Tem como objetivo "a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador". A presidência da Comissão é escolhida entre os membros indicados e a vice-presidência entre os membros eleitos. O mandato tem duração de um ano e só é permitida uma recondução ou reeleição ao cargo.

Membros da Cipa da Prefeitura de Piracicaba

Confira a composição da CIPA, formada por eleitos e designados Membros eleitos: Titulares: Angélica Rodrigues Maciel – Secretaria Municipal de Educação Marcelo Pimenta Donato – Secretaria Municipal de Saúde Edson Márcio Rizzi de Oliveira – Secretaria Municipal de Finanças Franciane Lima Cladas – Secretaria Municipal de Finanças Walleria Malagolli – Secretaria Municipal de Educação Suplentes: Daisy Aparecida Isidoro – Secretaria Municipal de Saúde Carlos Marcelo Yamakawa – Secretaria Municipal de Educação Suzana Zanin Souza – Secretaria Municipal de Saúde Alexandre da Silva Tobias – Secretaria Municipal de Educação Membros designados: Titulares: Narzi Alves Novaes – Guarda Civil Municipal Salvina das Dores Nunes Coelho Esteves – Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo Marcelo José Evangelista – Secretaria de Mobilidade Urbana, Trânsito e Transportes Dagmar Correr Schiavi – Secretaria de Transportes Internos Fernando Luiz da Silva Jr. – Secretaria de Administração Suplentes: Paulo César Furlanato – Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento Fabrício Elias Diniz – Secretaria Municipal de Obras Wildmar Antonio Palmieri – Secretaria Municipal da Ação Cultural Samaris Alderli Alves – Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social