Cineteca apresenta programação gratuita de curtas e animações
As sessões acontecem durante quatro dias na Biblioteca Municipal, às 16h
O Museu da Imagem e do Som de Piracicaba (MISP) e a Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto, vinculados à Secretaria Municipal de Cultura, promovem o projeto Cineteca, com sessões gratuitas de seis curtas-metragens e animações nos dias 22, 24 e 29 de janeiro e em 2 de fevereiro. As exibições acontecem sempre às 16h e são abertas ao público.
Amanhã, quinta-feira, 22/01, a programação traz O Menino e o Mundo, animação que acompanha a trajetória de um garoto marcado pela ausência do pai, que parte em busca de trabalho na cidade grande. Impulsionado pela saudade, o menino deixa a aldeia onde vive e se aventura por um universo fantástico, habitado por máquinas-bichos e personagens inusitados. Ao longo do caminho, entra em contato com uma realidade dura, marcada pela desigualdade social, exploração do trabalho e falta de perspectivas, em uma narrativa sensível e poética sobre o mundo contemporâneo.
No dia 24/01, o público confere Garoto Cósmico, animação que apresenta Cósmico, Luna e Maninho, três crianças que vivem em um futuro altamente programado. Ao tentarem acumular pontos para obter bônus escolares, os amigos acabam se perdendo no espaço e iniciam uma jornada por um universo infinito, que exalta valores como liberdade, imaginação e criatividade.
Já no dia 29/01, será exibida Turma do Folclore, produção que reúne personagens tradicionais do imaginário popular brasileiro, como Saci, Curupira e Iara. De maneira lúdica, os episódios abordam valores culturais e temas ligados à preservação ambiental e à sustentabilidade, conectando o folclore nacional a reflexões atuais.

Encerrando a programação, no dia 02/02, o projeto apresenta três curtas-metragens. Ernesto no País do Futebol retrata as emoções de Ernesto, um argentino que vive no Brasil durante o período da Copa do Mundo; Naiá e a Lua conta a história de uma menina encantada pela Lua após ouvir de uma anciã de sua aldeia a narrativa sobre o surgimento das estrelas no céu; e Bá acompanha Bruno lidando com as transformações em sua casa e na relação com sua Bá, termo japonês para avó, derivado de Batchan.
De acordo com o coordenador do MISP, Rober Caprecci, o projeto Cineteca é realizado por meio da parceria com o Pontos MIS, programa de formação e difusão cultural em todo o Estado de São Paulo. Desenvolvida pelo Museu da Imagem e do Som de São Paulo, a iniciativa disponibiliza um catálogo de filmes para que as cidades parceiras selecionem e programem as exibições em seus espaços culturais.
SERVIÇO – Projeto Cineteca. Dias 22/01 (O Menino e o Mundo), 24/01 (Garoto Cósmico), 29/01 (Turma do Folclore), 02/02 (Ernesto no País do Futebol, Naiá e a Lua, e Bá). Às 16h. Na Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto (Rua Saldanha Marinho, 333 – Centro). Entrada Gratuita. Informações: (19) 3433-3674.
