A Quadra Poliesportiva do Bosques do Lenheiro recebeu ontem, quarta-feira, 31/05, edição do CineSolar, o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, viabilizado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), com patrocínio da CPFL Energia e apoio do Instituto CPFL e da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e Misp (Museu da Imagem e Som de Piracicaba). A atividade levou 164 pessoas nas duas sessões de cinema realizadas gratuitamente.

CineSolar em Piracicaba aconteceu na Quadra Poliesportiva do Bosques do Lenheiro | Foto: Pedro Cerqueira

O furgão do CineSolar, um veículo adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e que carrega toda a estrutura do cinema,estacionou no local de uso comunitário no Bosques.

Para as sessões, a primeira, às 18h30, com diversos curtas-metragens, e a outra, às 19h30, com o filme Pluft, o Fantasminha, foram distribuídas pipocas e o público pode visitar o furgão, que também é uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.

Emanuelli Vitória Gazzi Freire, de 6 anos, foi uma das crianças que compareceram à atividade na quarta à noite. Ela conta que esta foi a sua primeira vez em um cinema. “Gostei da van e gostei de ver o filme em uma telona”.

Thabata Monyque Carma de Oliveira, de 7 anos, também ficou contente em receber uma sessão de cinema em seu bairro. “Volto para casa bem feliz”, conta a garota.

O secretário de Governo e da Semac, Carlos Beltrame, destaca que esta é uma importante ação de descentralização na promoção de cultura em Piracicaba. “A secretaria apoia eventos em diversas partes da cidade, tanto na área central como nos bairros. Trabalhamos sempre para que cada vez mais pessoas tenham acesso ao cinema, música, teatro e outras manifestações artísticas”.

“Viajando pelo Brasil presenciei o quanto nosso território é diverso e, infelizmente, desigual. Há uma escassez de equipamentos culturais e de acesso às energias renováveis. Por isso, o nosso papel sempre foi de atuar com encantamento e alegria, por meio de ações culturais e ambientais, na sensibilização e conscientização das pessoas, além de aproximá-las das novas tecnologias e das produções cinematográficas nacionais”, diz Cynthia Alario, coordenadora e idealizadora do CineSolar.