A partir do segundo semestre desse ano, cerca de cinco mil alunos das 42 Escolas Municipais de Educação Infantil, abrangendo crianças de 0 a 5 anos, terão noções sobre posse responsável de animais. Na tarde de hoje (04), no Anfiteatro da Associação dos Engenheiros e Arquitetos, foi concluída a primeira etapa do curso de capacitação sobre posse responsável de animais para agentes escolares de saúde, uma parceria entre as secretarias de Educação e Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses. Futuramente, o curso abrangerá também alunos de 6 a 12 anos da rede municipal de ensino.
O curso formou 45 agentes multiplicadores que levarão informações sobre posse responsável de animais para crianças da rede municipal de ensino, visando diminuir os maus tratos e abandono de animais na cidade, colaborando para convivência harmoniosa dentro do meio ambiente.
Segundo a diretora do Centro de Controle de Zoonoses, Eliane de Carvalho, a partir do segundo semestre, o curso abrangerá também as 25 equipes do Programa Saúde da Família que atuam em bairros periféricos, onde são registrados vários casos relacionados a maus tratos e abandono de animais.
Eliane ressalta que as pessoas que queiram adotar um animal precisam ter, acima de tudo, responsabilidade para saber que esse animal passará por diversas etapas até o crescimento, para no futuro, não abandoná-lo e mau tratá-lo. “A idéia com esses cursos de capacitação é envolver esses multiplicadores, no sentido de levar as informações para as pessoas terem boa convivência com os bichos”, reiterou.
Embora o município não tenha levantamento sobre o número de animais abandonados, a diretora do Centro de Zoonoses informou que uma população alta de gatos e cães são vacinados contra raiva, atingindo animais que têm proprietários. Eliane Carvalho observou ainda que o Centro de Controle de Zoonoses tem uma demanda alta de solicitações para que sejam recolhidos animais vítimas de maus tratos e abandono.