As cidades do Projeto Cidades Parceiras (Piracicaba, São José dos Campos, Jundiaí, São Caetano do Sul, Ribeirão Preto) discutiram na quarta-feira, na cidade de São Caetano do Sul, o tema Planejamento Urbano. Na pauta troca de experiências sobre Plano Diretor, legislação urbanística, projetos urbanos, mobiliário urbano e lixo.

Para o encontro, Piracicaba enviou duas técnicas da equipe do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba (IPPLAP), que discorreram sobre o tema Plano Diretor e legislação urbanística.

Segundo elas, as cidades guardam semelhanças em algumas coisas, como a lei do Plano Diretor já aprovada e também alguns problemas comuns, como lotamentos rurais clandestinos, detectados, além de Piracicaba, em Jundiaí e Ribeirão Preto. Para os técnicos de todas as cidades há uma grande importância na continuidade nas ações de planejamento urbano.

Além do encontro em São Caetano, houve em Sorocaba reunião com o tema educação. Sorocaba também é uma cidade parceira, mas não esteve presente em São Caetano.

O projeto Cidades Parceiras nasceu com dois municípios – Jundiaí e Sorocaba – que estabeleceram contato para dialogar sobre problemas comuns das duas cidades. Logo após decidiram por convidar para parceria, municípios do mesmo porte e com desafios semelhantes. Em meados de maio de 2006, configurou-se o grupo formado por estas duas cidades e também os municípios de Piracicaba, Ribeirão Preto, São Caetano e São José dos Campos, que estabeleceram como pontos principais de discussão os temas Educação; Saúde, Finanças, Comunicação, Gestão e Segurança.

As próximas reuniões do Cidades Parceiras estão agendadas para o dia 23 de novembro, o tema será Saúde e a reunião acontece em São José dos Campos. No dia 24, a reunião acontece em Jundiaí, com o tema Área Social. No dia 01 de dezembro, acontecerá a reunião geral dos prefeitos em São José dos Campos e no dia 07, reunião geral dos prefeitos com os deputados estaduais, no Cepam em São Paulo.