Cidades Inteligentes promoveu um painel sobre resíduos sólidos
O Aglomerado Urbano de Piracicaba sedia nesta quarta e quinta feira (8 e 9 de fevereiro) a Mostra e Seminário Cidades Inteligentes 2017. O evento, em parceria com a Prefeitura de Piracicaba, acontece no Engenho Central no auditório do Teatro Erotides de Campos.
O pioneirismo de Piracicaba em ser umas das primeiras cidades do país a ter uma Central de Tratamento de Resíduos Sólidos – CTR e também em tratar 100% do esgoto coletado foi destaque na abertura do evento. O prefeito Barjas Negri destacou a importância do encontro como uma oportunidade de trocar informações e buscar saídas para otimizar a utilização de recursos.
O evento reuniu representantes de autarquias municipais, vereadores, empresas, governo e representantes de diversos setores da iniciativa privada. Além de autoridades e representantes das cidades do Aglomerado, estiveram presente também no evento, o presidente da Piracicaba Ambiental, Gerson de Grutolla, o secretário do Meio Ambiente de Piracicaba – Sedema, Rogério Vidal que acompanhou atento as discussões no painel sobre o destino dos resíduos sólidos.
“Cidades Inteligentes 2017” escolheu o Aglomerado Urbano de Piracicaba, integrado por 23 municípios, por sua importância como polo regional de desenvolvimento industrial e agrícola, especialmente nos setores sucroalcooleiro e metal-mecânico, alimentação, bens de capital, cerâmica, agroindústria, metalúrgica.
Luigi Longo, organizador do seminário, destaca que Piracicaba é a capital da aglomeração urbana e sendo a maior cidade desse conjunto, tem uma representatividade e responsabilidade de ajudar os municípios que a integram, a resolver seus problemas mais complicados, para melhorar a qualidade de vida de todos os cidadãos da região.
O projeto “Cidades Inteligentes” tem como objetivo apresentar ao setor público soluções para diversas áreas como: energia, saneamento, resíduos sólidos e tecnologia. O enfoque atual é na cidade criativa e sustentável, que faz uso da tecnologia de forma adequada em seu processo de planejamento com a participação dos cidadãos.
Esse é um conceito de gestão que traz uma provocação a toda a sociedade, empresas e governos para que busquem uma melhoria constante nos serviços básicos, qualidade de vida, inovação tecnológica, desenvolvimento social, econômico, político e muito mais. As cidades precisam ser inteligentes para continuar crescendo com qualidade.”
A programação do Cidades Inteligentes promoveu um painel sobre resíduos sólidos, com temas como reciclagem, destinação, responsabilidade social, viabilidade financeira.
Neste painel sobre resíduos sólidos, um dos debatedores, o diretor técnico da empresa Piracicaba Ambiental, o engenheiro mecânico Andrea Perruchod fez uma explanação e demonstração em animação em 3D, para apresentar as instalações da Central de Tratamento de Resíduos – CTR, localizada no Bairro Palmeira e que tem as instalações e construção sendo concluídas pela empresa Piracicaba Ambiental. Outra apresentação foi feita pelo presidente da empresa Servit, Celso Pera sobre o funcionamento CTR.
A Piracicaba Ambiental é formada pelo consórcio das empresas ENOB – Engenharia Ambiental, em parceria com a empresa alemã Kuttner & Co. KG, através de uma Parceria Público Privado – PPP. Com isso, Piracicaba é uma das primeiras cidades do país a atender todas as normas da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
O CTR localizado no bairro Palmeiras-rodovia Deputado Laércio Corte (SP-147), ocupa uma área de 600 mil metros quadrados, resultado da parceria público-privada firmada entre o município e a empresa Piracicaba Ambiental, aprovada pela Câmara de Vereadores em 2012.
